quinta-feira, 26 de setembro de 2013

***RIO VERDE-Polícia investiga uso de narguilés para consumo de drogas***

A Polícia Civil em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, investiga se narguilés, que são aparelhos utilizados para o fumo de tabaco, também estão sendo utilizados para o consumo de maconha e crack. Oito peças já foram apreendidas e serão encaminhadas à Polícia Técnico Científica.
As apreensões aconteceram em diferentes pontos da cidade após denúncias anônimas. “Nós tínhamos denúncia de que não só tabaco estava naquele produto, mas também outras substâncias que são ilícitas, como maconha e crack”, afirma o delegado regional Danilo Fabiano. Após a perícia, se constatado o uso de substâncias ilícitas, os responsáveis pelo aparelho responderão pelo crime de uso de substância entorpecente.
Em dois casos, os aparelhos foram apreendidos porque estavam sendo utilizados por menores de 18 anos. Segundo o delegado, três adolescentes usavam o narguilé em uma praça quando foram flagrados. Eles assumiram que adquiriram o produto com facilidade.
“Identificado quem forneceu esse equipamento e também o tabaco para que os adolescentes pudessem fazer uso, eles serão responsabilizados pelo crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem pena de até quatro anos de detenção”, diz o delegado.
O crime é só um dos problemas do narguilé. Segundo o pneumologista Sílvio Privado, o uso do aparelho pode levar a doenças respiratórias e até câncer. “Quarenta minutos do uso do narguilé corresponde a cem cigarros”, afirma.
Ele alerta ainda que o usuário também corre risco de contrair doenças devido ao compartilhamento das piteiras. “Quando se compartilha esta se compartilhando herpes hepatite, tuberculose”, explica o pneumologista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Queri dizer que fumo Arguile a 15 anos e garanto que faz menos mal que cigarros o Arguile VC Nao traga .então Nao vai ate os pulmões .certo .outra coisa Nao fedi como cigarros

Anônimo disse...

Fala mal do Arguile .esquece do álcool cigarros .produtos que sao de empresas que pagão 300 % de impostos para este governo corrupito