segunda-feira, 24 de julho de 2017

***Depois de denúncia de moradores de Rio Verde, Detran alerta para sites falsos que estão aplicando golpes no estado***

Como noticiamos ontem aqui no Plantão JTI, moradores de Rio Verde procuraram a imprensa para denunciar um possível golpe de estelionato no site do DETRAN de Goiás. (relembre o caso)
Depois da repercussão do caso no fim da tarde desta sexta feira o Detran de Goiás se pronunciou sobre o assunto.
A população deve ficar atenta ao solicitar boletos pela internet. Um falso site do Detran-GO tem causado prejuízos aos usuários, ao gerar falsos boletos para o pagamento do IPVA e licenciamento de veículo. Quando o proprietário de veículo paga, o dinheiro vai para uma conta de uma outra instituição financeira e os débitos permanecem em aberto, visto que não há nenhuma ligação com a autarquia. O Detran-GO está acionando a Polícia Civil para que o caso possa ser apurado e os responsáveis pela fraude punidos.
Inicialmente, foi verificado que o domínio www.detranweb.com, que não pertence ao Detran-GO e cujo IP é de fora do Brasil, estava gerando boletos falsos. A Gerência de Tecnologia da Informação bloqueou a página, mas alerta que ela poderá ser reativada se os falsários mudarem o IP novamente.
Por isso, os usuários que optarem por gerar boletos pela internet devem utilizar apenas o endereço do Detran-GO na rede, que é www.detran.go.gov.br. A autarquia não se responsabiliza por boletos ou documentos gerados em qualquer outro domínio.
Levantamento inicial mostra que ao pesquisar “Detran-GO, IPVA ou Licenciamento” no Google, as URLs que aparecem no topo da lista são de falsários. Isso se dá porque essas páginas são anunciadas, pagam para ir para o topo das pesquisas. Ao acessar a página, é feita uma simulação como se fosse no site do Detran-GO e gerado um boleto que só tem como diferença o código de barra e o banco.
O Detran-GO só utiliza dois tipos de documentos de cobrança: o Documento Único de Cobrança (DUA) e o Boleto, que é entregue na residência do proprietário ou pode ser retirado em uma unidade Vapt Vupt e no endereço eletrônico www.detran.go.gov.br. No caso do boleto, aparece a logomarca e o número da Caixa Econômica Federal. Todos os boletos referentes a serviços ou taxas do Detran que estiverem ligados a outras instituições bancárias são falsos.

Serviço:

Sites falsoswww.detranweb.com e www.detranonline.com
Site oficial do Detran: www.detran.go.gov.br



Nenhum comentário: