Cenário pós-licitação
O número de veículos exigidos no edital para operar nas linhas é de no mínimo 30 ônibus, sendo que 15 veículos deverão ser adaptados para o transporte de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, sendo pelo menos um por linha. 30% da frota deverá ter ônibus com ar condicionado e as poltronas serão de plástico lavável.
Ainda segundo o edital, a frota urbana não poderá ter idade superior a 10 anos e idade média de 05 anos em qualquer momento ao longo do contrato de concessão. A frota inicial deverá ser composta por 30 veículos, acrescida de 20% de veículos para reserva técnica, ou seja, 06 ônibus, chegando ao total para o início da operação de 36.
Fica fixado e estabelecido no edital que o reajuste tarifário, a partir do ano de 2013, a data de 1º de fevereiro de cada ano para a vigência de reajuste, caso haja necessidade e assim decida pelo poder concedente.
O sistema de transporte coletivo terá 15 linhas alimentadoras com atendimentos tipo “circular” (com Terminal apenas no Bairro) ligando os bairros à Av. Pres. Vargas/Centro e retornando ao Bairro.
Apesar da mudança do sistema de diametral para radial, a eficiência da rede de transporte dar-se-á com a implementação de um terminal de integração. Os custos operacionais de manutenção de um terminal em longo prazo são menores do que os pontos de apoios propostos pelo edital de licitação. Mesmo não sendo imprescindíveis, e podendo ser simplificados e ter suas dimensões reduzidas, terminais, estações de transferência ou até pontos de parada com tratamento urbanístico adequado são equipamentos urbanos importantes de suporte aos sistemas integrados, oferecendo conforto, segurança e serviços de apoio aos usuários e aos operadores. As dimensões e características funcionais destes equipamentos urbanos de integração variam em função do tamanho das cidades, da característica da rede proposta e do modelo operacional de integração, dos volumes de oferta e de demanda, independente da adoção de sistemas de bilhetagem automática.
A implantação de sistemas integrados, conforme explica o Guia do Plano de Mobilidade do Ministério das Cidades (PlanMob), traz benefícios à rede de transporte coletivo, ampliando a mobilidade e a acessibilidade dos usuários e otimiza as redes com:
- Racionalização do uso do sistema viário nos corredores de tráfego, na área central e em sub-centros;
- Possibilidade de uso de veículos de maior capacidade, reduzindo a frota em circulação e, conseqüentemente, os custos operacionais, a emissão de poluentes e solicitação do sistema viário;
- Redução do número de linhas em circulação nas áreas de tráfego congestionado, com reflexo na quantidade de veículos que demandam os pontos de parada em percurso ou nos terminais de retorno;
- Redução da ociosidade da frota operando em linhas sobrepostas, com reflexo nos custos da operação;
- Melhor articulação da rede de transporte coletivo, oferecendo mais opções de viagens para os usuários pela possibilidade de integração entre duas ou mais linhas, em estações de integração e pontos de conexão;
- Melhor legibilidade da rede de transporte pelos usuários, pela simplificação dos atendimentos na malha viária principal e nas regiões periféricas e pela concentração das linhas em pontos notáveis.
A cobrança de tarifa será de através de cartões (Bilhete Único) com reconhecimento e validação no interior dos veículos, permitindo um número ilimitado de viagens dentro do sistema num intervalo de 2 horas a partir da primeira validação do bilhete;
Linhas de atendimento aos distritos de Ouroana, Riverlândia e Lagoa do Bauzinho, serão integradas ao sistema de Rio Verde.
Toda a frota será equipada com GPS, no qual o CCO (Centro de Controle de Operações) será o responsável por fiscalizar a regularidade dos horários e itinerários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário