Motivo de campanhas até em redes sociais, o ato de não utilizar as setas dos veículos enquanto dirige pode ocasionar acidentes gravíssimos no trânsito.
Ao acionar a alavanca da seta do veículo, avisa-se para qual direção você seguirá.E isso é importantíssimo porque quando os demais motoristas conhecem a sua intenção de mudança de curso, o trânsito flui melhor e é facilitado.
Devido a sua importância, o uso da seta é obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula no seu art. 196 como infração grave, multa de R$ 127,69 e 5 pontos na CNH o “deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação".
Em conversões, mudanças de faixas, rotatórias e até mesmo na hora de estacionar ou de colocar o veículo em movimento é indispensável o uso da seta, ela é a forma do condutor se comunicar com os demais motoristas ou até mesmo com os pedestres que trafegam no local.
A Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT), destaca a importância da utilização da mesma e afirma continuar a fiscalizar se os condutores estão utilizando as setas nas vias de Rio Verde, visando assim reduzir o número de acidentes na região.
ASCOM/AMT
Texto/ fotos : Jéssica Mendes Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário