terça-feira, 31 de março de 2015

***MORTE À ESCLARECER NA PROMISSÃO***

Escrito por Sousa Filho

A equipe empenhada pelo COPOM via 190, composta pelo CB Mota e Thiago Silva na viatura 7843,  compareceu às 17h35min,na Rua 23 Qd. 79 Lt.03 – Promissão,  na local do fato, onde uma unidade do SAMU ali já se fazia presente, os componentes da unidade constataram o óbito de Edimiloson Teodoro Souza, 65 anos,  este com histórico médico no qual constava a doença de câncer, esta vítima que ao ir ao banheiro no intuito de realizar as necessidades fisiológicas, veio ao óbito naquele ambiente. A equipe registrou o fato, e fez a liberação do corpo aos familiares para as medidas necessárias.

***MORREU NO HOSPITAL PRESO QUE FOI ESPANCADO EM PRESIDIO DE RIO VERDE***

Morreu nesta segunda(30) no Hospital de Urgência do Sudoeste Goiano em Santa Helena de Goiás, Marcos Henrique Rodrigues da Silva, de 20 anos, que havia sido espancado há alguns dias atrás por presos de uma das alas da Casa de Prisão Provisória.
Ele havia sido condenado a mais de 15 anos de prisão pela morte do Pastor Haroldo da Silva Carvalho de 56 anos, morto a tiros na noite do dia 15 de março de 2013 em Rio Verde.
Ele teria pilotado a moto utilizada no crime e um amigo dele, também já condenado teria efetuado os disparos.
Para matar o pastor os dois receberam 4 mil reais, que segundo a investigação da Policia Civil, foi pago por um empresário de Rio Verde que devia uma grande quantidade de dinheiro ao pastor.
Um funcionário do empresário que teria contrato os pistoleiros também foi condenado.

segunda-feira, 30 de março de 2015

***Morre bebê queimado com água quente de churrasqueira elétrica***

Morreu na noite de domingo (29) o bebê Davi Lima da Silva, de 1 ano e dez meses, que teve 63% do corpo queimado durante um churrasco em Rio Verde, no sudoeste goiano, há 21 dias. Atualmente, o menino estava internado no Hospital de Queimaduras, em Goiânia.
A unidade de saúde afirmou ao G1 que não está autorizada a passar informações sobre a causa da morte do menino. No entanto, segundo o pai do bebê, o auxiliar de pedreiro Dielson Lima dos Santos, o filho sofreu uma falência múltipla de órgãos. “Como a queimadura era muito grave, prejudicou o coração e o pulmão dele”, disse aoG1.
O corpo da criança deve chegar no final da manhã à cidade do interior. O velório ocorrerá na casa da família. Ainda não há horário definido para o sepultamento.
O pai conta que a família acreditava na recuperação de Davi. “A gente não esperava, estávamos com esperança de ele sobreviver, mas não deu”, lamenta.
De acordo com o pedreiro, Davi era o único filho do casal. “Estamos chocados, não é fácil receber uma notícia dessa não. Vamos tentar superar”, disse o pai.
Luta por atendimento
O bebê se queimou com a água quente de uma churrasqueira elétrica no último dia 8 de março. Ele teve queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.
Inicialmente, Davi foi encaminhado para o hospital municipal de Rio Verde. No dia seguinte, o transferiram para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital de Urgências do Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás.
A unidade não tem atendimento especializado para queimaduras. Por isso, o diretor técnico do Hurso, Otávio Branchini, pediu que o paciente fosse transferido para um hospital com atendimento adequado. A transferência para Goiânia ocorreu apenas 11 dias depois, em 19 de março.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, em nota, que “fez todo esforço para captação de leito especializado para a criança” e que lamenta a morte de Davi. “De imediato  não foi possível encaminhamento para unidade de referência em queimadura, mas assim que possível houve remanejamento de paciente de UTI para atender o Davi”, informa o texto.

***Jovem assassinado no bairro Arco íris em Rio Verde***





Wanderson Aparício Santos Moraes de 19 anos foi ferido por um tiro e morreu no local. O crime aconteceu na Rua Flamboyant na tarde deste domingo, (29). Outro jovem foi baleado na perna mas não corre risco de morte.
A Polícia chegou ao local acionada por moradores da região, informando que duas pessoas foram baleadas. Quando chegaram no local acionaram imediatamente o SAMU, que constatou o óbito de Wanderson e conduziram a segunda vitima para o hospital. Agentes do grupo de Investigações de Homicídios – GIH -  estiveram no local para o início das , e de acordo dom a perícia a vitima fatal levou apenas um tiro na cabeça.


Fonte: Jota Junior o Coiote do Patrulharv

***LADRÕES TENTAM MATAR DUAS PESSOAS DURANTE ROUBOS EM RIO VERDE***

Por volta das 19h00 de domingo, o usuário de drogas Eduardo Ferreira da Silva de 26 anos, invadiu uma residência no Bairro Gameleira 02 em Rio Verde-Go, tentou furtar alguns objetos quando foi surpreendido pelo proprietário.
De acordo com o dono da casa usando um podão o jovem o rendeu colocando a arma no pescoço dele. O assaltante também estava com duas enormes facas.
Após ser ameaçado por alguns segundos, o proprietário conseguiu escapar, correu para um dos quartos e se trancou.
Demostrando está completamente descontrolado, o criminoso, começou a quebrar a porta a fim de matar a vitima.
“Eu fiquei segurando a porta e ele dando chutes do outro lado”, Disse a vitima que preferiu não se identificar.
 Após ter praticamente destruído a porta o jovem foi embora.
Dentro de poucos minutos, no mesmo bairro, Eduardo abordou um homem que estava entrando em um veiculo com uma criança de apenas 9 meses de vida.
A vitima contou aos policiais que ao perceber a aproximação do jovem com as três armas nas mãos, ela se trancou juntamente com a criança dentro do carro.
Outra vez o rapaz demostrou descontrole total aparentando está sobre efeito de drogas, quebrou os vidros do veículo a golpes de podão.
Segundo uma testemunha, a criança chorava desesperada e o homem gritava por socorro, até que moradores da região saíram de suas casas para ver o que estava acontecendo. Neste momento o ladrão fugiu novamente.
Assim que a Policia Militar foi acionada, o Sgt Luismar e o Sd Tiago Silva deram inicio a um intenso patrulhamento com as informações passadas pelas vitimas e conseguiram fazer a detenção de Eduardo na Vila Mutirão.
Após ser autuado em flagrante na Policia Civil ele foi conduzido a Casa de Prisão Provisória da cidade.



***LADRÕES TENTAM MATAR DUAS PESSOAS DURANTE ROUBOS EM RIO VERDE***

Escrito por Ely Nogueria

 Rio Verde 29/03/2015.
 Por volta das 19h00 das 14hoo de sábado, na Avenida 77 esq. com a Rua 21 no Bairro Popular em Rio Verde-Go, a jovem Carmem de 23 anos, funcionária de um supermercado localizado no mesmo bairro, estava em seu horário de almoço caminhando, quando foi abordada por dois homens em uma moto Honda Pop de cor preta que anunciaram o roubo. Segundo testemunhas assim que a jovem se negou a entregar seus pertences um dos bandidos atirou na perna dela. Os criminosos fugiram logo em seguida e a vitima foi conduzida a Unidade de Pronto Atendimento da cidade pelo Corpo de Bombeiros. Por volta das 21h00 na Avenida Brasília na Vila Amália I, também no sábado, o comerciante, Mario Sergio de 53 anos estava trabalhando na lanchonete dele um ladrão chegou ao local portando uma arma de fogo e anunciou o roubo. Após entregar ao criminoso a carteira com os documentos pessoais o comerciante disse ao criminoso que não tinha telefone celular. Furioso por não poder roubar um telefone, o bandido deu um tiro no ombro dele. Assim que o assaltante fugiu o comerciante foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento.

*** EM RIO VERDE MULHER TENTAR MATAR MARIDO E ACABA PRESA***

TEXTO:ELY NOGUEIRA

Na noite de domingo na Rua Mutum no Bairro Céu Azul em Rio Verde-GO, durante uma discussão, Maria Aparecida Alves de Jesus, tentou matar o marido dela, Walmir Guerra dos Santos lhe ferindo com uma facada no tórax.
Segundo a policia militar no local,  os Policiais Militares Sd Claudio e Lucas, ouviram testemunhas e os próprios envolvidos.
Segundo o que foi apurado pela PM, autor e vitima estavam fazendo uso de bebidas alcoólicas quando se desentenderam dando início e uma discussão que gerou a tentativa de homicídio.
Ainda de acordo com os policiais eles próprios levaram a vitima para o hospital devido à gravidade da perfuração e risco de morte do homem, que sentia falta de ar e não sangrava devido à perfuração feita por uma faca de mesa de ponta muita fina.
Segundo a Unidade Pronto Atendimento para o homem foi levado, ele foi operado e não corre risco de morte.
Na Policia Civil a mulher foi autuada em flagrante e conduzida ao Centro de Inserção Social onde está presa.

***NO BAIRRO POPULAR HOMEM TENTA MATAR JOVEM COM TIRO NO ROSTO***

TEXTO:ELY NOGUEIRA

Sábado por volta das 14h00, na Rua 20 no Bairro Popular em Rio Verde-Go, um homem desconhecido em um Gol vermelho, se aproximou de um jovem que caminhava pela Rua e atirou contra ele. Higor da Silva Coelho foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento. Segundo a Policia Militar o autor do crime e os motivos não foram esclarecidos e devem ser investigados pela Policia Civil.

***MENORES QUE TENTARAM MATAR DUAS PESSOAS PARA ROUBAR SÃO DETIDOS***

TEXTO:ELY NOGUEIRA

Na madrugada de Domingo, o Sargento Araújo e Soldado Thiago Silva, em patrulhamento, pelo Bairro São Joaquim avistaram dois menores de idade, sendo um e 14 e outro de 16 anos, em uma moto Honda/Pop 100, cor Vermelha, placa NWA-3072 e fizeram a abordagem.
Segundo a PM os dois adolescentes são suspeitos de terem atirado contra uma jovem no bairro popular e em um homem na Vila Amália 02, para assaltar.
No momento da abordagem os suspeitos tentaram fugir, mas caíram com a moto. Durante busca pessoal foi localizado um Revólver Calibre 32 com 05 munições picotadas e uma deflagrada.
Foi encontrada também, uma porção de cocaína, duas carteiras de bolso contendo documentos de vítimas de roubos, R$ 94,00 em dinheiro, além de três telefones celulares roubados.
Os menores confessaram ter assaltado e atirado na perna de uma mulher durante a tarde no Bairro Popular, além de ter assaltado um comerciante na Vila Amália I.
Outra informação repassada por um dos menores deixou até mesmo os policiais chocados devido à periculosidade dos infratores.
 Ele disse que durante o roubo do comerciante, em uma lanchonete, um deles colocou a arma na cabeça do da vitima e puxou o gatilho cinco vezes, porém, a arma falhou, saindo apena sum tiro que atingiu o ombro do trabalhador.
Os menores estão apreendidos na Policia Civil e poderão ganhar liberdade qualquer momento por falta de vagas em Centros de Intenção de Menores Infratores do Estado de Goiás. Segundo o Estatuto da Criança e o do Adolescente eles só podem ficar detidos em celas de delegacias por no máximo cinco dias.





*** MOTOQUEIRO MORRE EM ACIDENTE NO SETOR PAUZANES EM RIO VERDE**

TEXTO:ELY NOGUEIRA







Por volta das 22h00 deste domingo, Ricardo Daniel da Silva de 25 anos, morreu em um acidente de transito na Avenida Dr. Gordon nos fundos do Parque de Exposição no Setor Pauzanes em Rio Verde-Go.
Segundo a Policia Militar, uma testemunha informou que o rapaz seguia conduzindo uma moto Cg 150 em alta velocidade, e ao chegar em um cruzamento onde existe uma pequena curva ele bateu no meio fio do canteiro central, foi arremessando para o alto e alguns metros frente caiu batendo a cabeça violentamente no asfalto. Com o rosto desfigurado, mesmo estando com o capacete, ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para a Unidade de Pronto Atendimento onde morreu com traumatismo craniano.

sábado, 28 de março de 2015

*** CAOS NO HOSPITAL MUNICIPAL DEVIDO A LENTIDÃO NO ATENDIMENTO***

Rio Verde 27/03/2015.
Nos últimos dias, tanto nas redes sociais, quanto nas rádios de Rio Verde-Go, moradores têm reclamado do atendimento no Hospital Municipal.
Alguns pais reclamaram da demora no atendimento de crianças, algumas com febre e sintomas de pneumonia.
Todos os dias, na sala de espera da Unidade de Saúde é possível ver, grande quantidade de adultos e crianças aguardando atendimento.
A equipe de reportagem do Plantão Policial de Rio Verde foi ao hospital e falou com algumas pessoas que aguardavam atendimento.
Uma funcionária da unidade, que preferiu não se identificar, informou na última quinta feira, as 21h00, que algumas crianças que aguardava atendimento estavam lá desde as 10h00.
Enquanto ela nos passava essa informação, membros de uma Igreja Evangélica chegaram à unidade de saúde e entregaram de graça, caldos para alimentação das pessoas que aguardavam na sala de espera.
Um homem que aguardava atendimento para o filho de apenas um ano e seis meses de idade, elogiou o trabalho social da igreja e disse que algumas pessoas são tão carentes que levam os filhos para o hospital, doentes, precisando de alimentação especial, e sem dinheiro as crianças ficam com fome por várias horas até que possam ser atendidas e retornarem para suas casas, onde devem receber algum tipo de comida.
“Esse caldo ajuda as crianças que às vezes não conseguem comer alguma coisa solida, ou por falta de dinheiro mesmo”, Disse ele.
Na quinta feira, TVs, e rádios da cidade receberam ligações de várias pessoas solicitando reportagem em relação ao atendimento.
Uma mãe, que aguardava atendimento para o filho, que estava com febre e vomito constante, aos prantos nos informou que a situação ficou tão insuportável na quinta-feira, que as pessoas começaram a vaiar o hospital dentro da sala de espera. O tumulto só parou com a presença da Policia Militar.
Ainda na quinta-feira, nenhuma criança que precisou de atendimento pediátrico não foi atendida pela manha por falta de médicos. Médicos que trabalhavam no local pediram demissão porque não receberam seus salários.
Com a notícia de que a prefeitura fez uma corte na verba destinada à saúde, a preocupação dos moradores, aumenta ainda mais.
Na nota que segue, a prefeitura de Rio Verde falou sobre a crise na saúde.
A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que realmente houve cortes nas verbas para a Saúde de Rio Verde. De acordo com Letícia Rosa e Silva Marques, Diretora Administrativa da Secretaria de Saúde, o planejamento feito no ano passado e repassado para a Prefeitura tinha o valor de 130 milhões. Mas como vários repasses federais ainda não chegaram ou chegaram reduzidos foi necessário baixar a verba da secretaria para 102 milhões, ou seja, uma redução de 27 milhões.
Esses cortes começarão a valer a partir de 1º de abril de 2015, por isso ainda não é possível informar como ficará a redistribuição dos repasses dentro da secretaria. Segundo Dr. Francisco Barreto Filho, secretário da pasta, toda equipe está reunida para decidir de maneira justa e que haja o menor impacto possível para os usuários da rede SUS de Rio Verde e para que continue a oferecer a melhor assistência possível. 
Sobre os médicos a secretaria tem enfrentado muitas dificuldades para a contratação de médicos especialistas na área de pediatria, pois os que compunham o quadro do Hospital Municipal por diversos motivos pediram desligamento. Os restantes do quadro não tinham disponibilidade para cobrir o horário vago.
Portanto, o hospital precisou suspender o atendimento no período vespertino dessa quinta-feira, 26. O atendimento retornou normalmente às 19h seguindo escala planejada anteriormente.  Sobre o pagamento dos médicos e outros profissionais da saúde os contratos estão na liquidação da Prefeitura e até no início da semana que vem começarão a receber  os salários atrasados e o do mês. 

*** TRAFICANTE MORRE EM TROCA DE TIROS COM POLICIAIS EM SANTA HELENA***

Segundo a Policia Militar a vários dias a o Batalhão de Operações Especiais de Goiânia (BOPE), recebeu a informação de que um carregamento de drogas passaria pela GO 164 em Santa Helena de Goiás.
Com as informações sobre o carro em que a droga seria transportada, os policiais se posicionaram na rodovia na noite de ontem.
Na madrugada, um veículo Palio com placas de Santa Helena de Goiás KDI-1888 de cor prata, foi abordado.
Logo em seguida os pms obtiveram a informação de mais um carro, um Renault Sandero com placa de Vila Velha-ES, MRN 9543, estaria a caminho logo atrás, com outros suspeitos.
Assim que o outro carro se aproximou da barreira e os bandidos viram as viaturas, empreenderam fuga dando inicio a uma grande perseguição policial.
Durante uma troca de tiros com três criminosos, um deles, Stalonni Rodrigues Silverol de 28 anos ficou gravemente ferido e morreu.
Os outros dois, provavelmente feridos, fugiram por um canavial as margens da rodovia.
Os policiais embrenharam-se na lavoura em busca dos bandidos que não foram localizados.
No local do confronto os pms aprenderam cerca de 40 quilos de maconha, uma pistola e um revolver com 5 capsulas deflagrada e uma picotada.
O condutor do Palio, integrante da quadrilha de traficantes, Richardyson Willian Gonçalves Vieira de 26 anos está preso.




***Área de construção do Materno Infantil é fechada para início das obras***


A prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria da Saúde, informa que  está sendo feito o levantamento topográfico para dar início as obras de construção do Materno Infantil, especializado no atendimento a mães, gestantes e crianças.
 
Toda a área está sendo  fechada para construção do Hospital.
 
De acordo com o responsável da empreiteira, cerca de 150 pessoas estarão envolvidas na obra, “vamos prioriozar a agilidade e qualidade no padrão dessa obra”, ressaltou.
 
O Hospital Materno Infantil ficará na região norte de Rio Verde, localizado na Rua 05 de agosto, no Monte Sião, ficando entre os bairros Céu Azul e Dom Miguel.
 
Com área total de 8.500m² o HMI contará com: 22 leitos de observação, 2 leitos de emergência, 68 leitos de internação, 32 leitos de UTI, 8 leitos de semi-intensivo neo-natal, 2 salas de cirurgia, 2 salas de parto cesaria, 2 leitos de parto normal, 10 consultórios para: Endoscopia, CTG-Centro de tratamento gestacional, ECO-eletrocardiograma, ECG-ecocardiograma, ultrassom, mamografia, raio x, tomografia, auditório e banco de leite.
 
O Prefeito Juraci Martins, considera este projeto um de seus “xodós”: “Sempre sonhei em ver nossa cidade com um centro de referência no atendimento a crianças e gestantes e agora com as obras iniciadas posso vislumbrar o dia da inauguração. Tenho certeza que o Hospital Materno Infantil será uma das obras mais importantes de meu mandato. Este é o legado que mais quero deixar para Rio Verde”, afirmou o prefeito.
 



***JOVEM MORRE EM ACIDENTE NA BR 060 PRÓXIMO A INDIARA***

FONTE:CEZARINA NOTICIAS
Marcos Paulo Ferreira de 26 anos morreu na manhã dessa sexta feira, o acidente ocorreu na BR 060 próximo a cidade de Indiara, segundo informações o jovem perdeu o controle da direção de sua moto passando direto em uma curva, o jovem veio a óbito no local, na noite anterior o jovem mandou mensagem para sua amiga de boa noite e ainda brincou dizendo " E AMANHA ME FALA COMO FIQUEI DE ASSAS"...





sexta-feira, 27 de março de 2015

***MULHER É PRESA TENTANDO VENDER FERRAMENTAS FURTADAS***

Na tarde desta quinta-feira os soldados da Policia Militar Ronis e Alexsandro, foram ao Residencial Veneza em Rio Verde-Go, após a denuncia de um morador do bairro, que uma mulher estaria tentando vender ferramentais elétricas supostamente furtadas em uma loja da cidade.
Rapidamente Michele Dayane Rodrigues de Oliveira, usuária de drogas, foi detida e conduzida a Policia Civil onde foi Autuada em Flagrante pelo Crime de Receptação e conduzida ao Centro de Inserção Social onde está presa.
Na delegacia ele negou que tenha cometido o furto. Duas ferramentas elétricas foram aprendidas.

***MÃE E FILHO SÃO PRESOS COM ARMA DE FOGO***




Segundo a Policia Militar uma equipe de Policiais Militares da Companhia de Patrulhamento Especializado, juntamente com o delegado Danilo Proto, Titular do Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais da Policia Civil, prenderam uma mulher e o filho dela por Posse Ilegal de Arma de Fogo, no Residencial Arco Iris em Rio Verde-Go, após encontrar na casa onde eles moram uma Pistola Calibre 380 e algumas munições.
Tiveram participação na ocorrência policial, além do delegado, o Cabo Oliveira e os Soldados Vianna e Moura.
Segundo a PM, várias pessoas já havia denunciado que Cleomar Batista Araújo de 22 anos estaria comercializando drogas, armas e é suspeito de roubo de venenos na área rural de Rio Verde.
Devido a grande quantidade de denuncias a policia conseguiu com a Justiça um Mandado de Busca e Apreensão, que permitiu a entrada dos policiais na casa.
Ao ser questionado o rapaz disse que a arma encontrada pertencia à mãe dele, Nekinei Araújo dos Santos de 50 anos.
Segundo a mulher, ela havia comprado à arma para se defender do ex-marido que estava lhe ameaçando de morte.
Mãe e filho foram levados para a Delegacia de Policia Civil onde foram autuados por Posse Ilegal de Arma de Fogo.
A mulher foi conduzida ao Centro de Inserção Social e o rapaz a Casa de Prisão Provisória. A fiança de R$ 2.364,00 estipulada para para cada um deles não foi paga.

***PREFEITO COM FAMA DE BRIGÃO É AFASTADO PORQUE COMETEU CRIME DE LESÃO CORPORAL***

Moradores de Piracanjuba, cidade com cerca de 24 mil habitantes localizada a 87 quilômetros de Goiânia, estão preocupados com a situação do prefeito.
Amauri Ribeiro (PRP) foi afastado do cargo porque, segundo a Justiça, ele agrediu um trabalhador no ano de 2010, quando era vereador da oposição.
Esta não foi a primeira nem a última vez que o prefeito se envolveu em confusões. Ele é conhecido pela fama de brigão.

No inicio deste mês ele se meteu em mais uma confusão que acabou em socos e para justificasr a confusão ele disse que é apesar de ser político, não deixou de ser homem.
Mesmo com seu histórico agressivo, pela cidade é possível perceber que Amauri encontra apoio de boa parte dos eleitores.
Eles consideram sua administração eficiente, porque o lixo é recolhido com regularidade e o funcionalismo é pago em dia.
A suspensão dos direitos políticos do prefeito ocorreu por causa de episódio que resultou em lesão corporal. O pedreiro Victor Hugo Uscello Vieira, hoje com 27 anos, diz que foi agredido porque se recusou a participar de uma paralisação de trabalhadores de obra da prefeitura.
Na época, Amauri era vereador da oposição e ajudava na articulação da greve. “Eu estava trabalhando, abrindo um buraco para fazer uma caixa de esgoto”, conta o pedreiro, que admite ter dito ao então vereador algo que ele não gostou de ouvir. “Na hora que eu dei as costas, ele me pegou de gravata e ficou apertando.
Amauri conta a mesma história, mas de outro jeito. “Ele encostou em mim com a enxada na mão, falando que não tinha medo de mim. E eu não dei um tapa nele. Simplesmente o contive.” O ex-vereador e prefeito afastado defende-se: “Se eu quisesse machucá-lo não teria dificuldade. Eu trabalhei de segurança, eu luto”, fazendo referência à prática de artes marciais.
A última briga de Amauri foi causada por uma discussão envolvendo a coleta de lixo. Ainda prefeito, ele passava de carro em uma rua da cidade quando encontrou lixo espalhado.
Junto com um funcionário, parou para recolher o material. O morador que jogou o lixo, o técnico em segurança do trabalho Paulo César Cássio Nogueira, saiu à porta irritado porque o caminhão da coleta passou sem levar o lixo dele. “Falei: fui eu que joguei, porque seus funcionários são incompetentes”, reproduz.
Paulo César conta que começou então uma “discussão ríspida com troca de ofensas”. Em seguida começou a briga: “Ele me deu uma gravata, me deu um soco, me colocou no chão, me enforcou”, lista o morador de 58 anos.
Paulo César assume que votou em Amauri nas últimas eleições, mesmo ciente do comportamento explosivo do candidato. “O meu problema com ele não é político, é pessoal”, diz, ao ser perguntado se repetiria o voto em caso de nova candidatura.

***STF DERROTA GOVERNO DE GOIÁS E DECIDE PELO FIM DO SIMVE***

A maioria Supremo Tribunal Federal (STF) julgou irregular nesta quinta-feira (26) uma lei estadual de Goiás de 2012, sancionada pelo governador Marconi Perillo, que permitia a contratação temporária de policiais militares e bombeiros sem concurso público. A decisão foi tomada por nove dos dez atuais ministros do Supremo.
O julgamento, no entanto, foi suspenso e não ficou definido prazo para a substituição dos temporários por 3,2 mil candidatos já aprovados em concurso para repor o efetivo.
Desde 2012, o governo goiano contratou mais de 1,3 mil soldados para atuarem no chamado Serviço de Interesse Militar Voluntário Especial (Simve), espécie de categoria criada dentro dos quadros da PM. O contingente é formado por reservistas do Exército, com direito a porte de arma para atuarem no policiamento. Os soldados passaram por curso teórico e prático com duração de três meses e recebem menos da metade do salário de um PM concursado.
Em janeiro do ano passado, a juíza Suelenita Soares Correia chegou a determinar o desligamento imediato dos reservistas e a convocação dos concursados sob pena de multa diária de R$ 20 mil. Em fevereiro, no entanto, o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Ney Teles de Paula, derrubou a decisão.
O Ministério Público de Goiás recorreu ao STF, que julgou a lei de 2012 inconstitucional. No julgamento, a Procuradoria do Estado de Goiás pediu um prazo de 31 meses para a substituição, mas o relator do caso, Luiz Fux, propôs prazo de 8 meses, para que até novembro os concursados fossem efetivados, quando termina a validade do concurso.
A concessão do prazo para a subistituição dos temporários dependia da aprovação de oito ministros, mas somente sete votaram nesse sentido (Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Teori Zavascki, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello). O ministro Marco Aurélio votou para a substituição imediata e sugeriu que, se isso não fosse possível, o governo deveria pedir apoio da Força Nacional.
Presidente em exercício do STF, a ministra Cármen Lúcia também votou contra o prazo proposto por Fux, mas decidiu suspender a sessão para aguardar o voto do ministro Ricardo Lewandowski, que está em viagem à China. Dependerá dele, na prática, a decisão sobre a concessão ou não do prazo para a substituição.

Com isso, embora irregular, a contratação dos soldados temporários continuará em vigor até que o STF retome o caso, o que ainda não tem prazo para ocorrer.

Procurador do estado de Goiás, Bruno Bizerra de Oliveira argumentou que uma lei federal, de 1964, permite que as Forças Armadas e também os estados contratem pessoal provisório para atuar em situações especiais.
“Existem militares temporários no Exército, na Aeronáutica, na Marinha. Se para as Forças Armadas, a figura do temporário existe e nunca foi contestada e também nas polícias estaduais, por que o estado não pode ter? Essa era a nossa tese”, defendeu o procurador.
FONTE: G1/goias