O corpo do piloto André Textor, de 30 anos, que morreu após sofrer um acidente durante uma apresentação aérea na Bahia, foi enterrado na manhã desta segunda-feira (2) no cemitério de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Sob chuva, amigos e familiares prestaram homenagens ao homem.
Minutos antes do sepultamento, os presentes rezaram e, em seguida, deram uma salva de palmas. O caixão do piloto foi sepultado com uma bandeira do Brasil, a mesma que o cobria durante o velório, iniciado na noite de domingo (1º). O corpo foi levado à cidade em que a vítima morava por um avião da Força Aérea Brasileira.A aeronave que André pilotava caiu no mar, no último sábado (31). Vídeos mostram o momento do acidente e a aeronave submersa (veja abaixo). O homem chegou a ser socorrido e levado a um hospital de Salvador, mas não resistiu.
Segundo familiares, André tinha mais de três mil horas de voo e fazia acrobacias aéreas há nove anos. Ele fazia parte de uma esquadrilha junto com o pai, Ruy Alberto Textor e o irmão, Tiago Textor. O trio realizava apresentações em várias partes do país e tinha sede em Rio Verde.
Após a morte do filho, Ruy Alberto lamentou o acidente. Segundo o pai, ele era apaixonado pelo que fazia e deixa a esposa, que está grávida, e uma filha de 2 anos. “Era um grande herói. Ver um filho teu morrer assim é muito forte a dor. A família interia está muito triste”, disse.O pai do piloto lembrou que a paixão do filho pela aeronáutica começou ainda criança. “Desde pequeno ele me via voar. Começou daí”, contou. Ainda segundo Ruy, André Textor foi campeão brasileiro de acrobacias aéreas na categoria advanced neste ano e queria disputar o campeonato mundial. “Era o sonho dele”.
O pai e os filhos nasceram em São Sepé (RS), mas moram em Rio Verde há 20 anos. Conforme o pai, André vai ser lembrado como uma pessoa muito querida por todos. “Ele era muito carismático, todo mundo gostava muito dele. Era apaixonado pelo que fazia. Ele era muito admirado por todos que o conheciam e tratava todo mundo igual”, lembrou.Acidente
O piloto estava em Salvador para uma apresentação em comemoração ao Dia do Aviador, celebrado no dia 23 de outubro, e ao Mês da Asa, que lembra o primeiro voo de Santos Dumont em 1906. Ele pilotava uma aeronave PR-ZVX, modelo Slick 540.
O avião colidiu contra a água após realizar diversas acrobacias no ar. A aeronave afundou no mar logo após a queda. Conforme a assessoria da Aeronáutica, a apresentação estava no fim quando o acidente aconteceu, perto do Farol da Barra, em Salvador (BA).
Após a queda, duas equipes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), embarcações da Marinha e mergulhadores participaram das buscas. Os bombeiros resgataram André, que foi socorrido, mas não resistiu.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, por meio de nota, que a Aeronáutica já iniciou as investigações par apurar as causas do acidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário