Uma paineira centenária, árvore-símbolo deRio Verde, no sudoeste do estado, está ameaçada por instalações elétricas e objetos, como enfeites e iluminação de Natal, que foram pendurados em seus galhos.
Segundo o engenheiro agrônomo Marcus Vinícius Vieira, a árvore - conhecida como barriguda - tem cerca de 50 metros de altura, o que equivale a um prédio de 16 andares. É uma das árvores mais altas da cidade e foi tombada como patrimônio da cidade em 1990.
Agora, ela está ameaçada por causa dos enfeites que nunca foram retirados. “Com certeza, a partir do ponto onde tem essa fiação, os galhos começam a secar. É um estresse para planta e pode ocorrer a morte da árvore toda”, explicou o engenheiro agrônomo.
Secretaria Municipal de Ação Urbana informou que vai retirar os objetos que foram pendurados na paineira o mais rápido possível. A ação, segundo o órgão, só não foi feita antes por dificuldades em contratar um guindaste para que se fosse alcançado os pontos mais altos.
As árvores são chamadas de barriguda pela dilatação no caule que lembra uma mulher grávida. Elas estão espalhadas por vários pontos da cidade e chamam a atenção dos moradores por sua beleza. “Só a paisagem já vale a pena. Ela toda bonita”, disse o pedreiro Luís Paulo Rosa.
Uma das principais marcas das barrigudas são as flores de cores rosa que cobrem toda a copa da árvore. E, ao contrário de várias outras espécies, a paineira floresce durante o período de início da seca, se destacando das demais árvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário