POR RAFAEL MARTINS BLOG REDE INTEGRADA DE TRANSPORTE COLETIVO
A greve dos rodoviários da Viação Paraúna chega ao oitavo dia com uma possível solução à caminho. Com 100% da frota parada desde terça-feira (17), o sufoco sentido pelos usuários será minimizado nesta quarta-feira, quando 30% da frota será colocada nas ruas. Ainda haverá uma reunião entre o sindicato, empresa e prefeitura para uma decisão final.
Na última sexta-feira (20), a Viação Paraúna ofereceu 5% de reajuste no salário dos rodoviários, porém rejeitaram a proposta. Segundo o Sindicato, as condições mínimas para retornarem aos postos de trabalho são o reajuste na data-base e o restabelecimento do plano de saúde.
Ao todo, cerca de 10 mil passageiros em 13 linhas são afetados com a greve. A crise no transporte coletivo em Rio Verde é a pior dos últimos anos. Em agosto do ano passado, a empresa cogitou encerrar suas atividades devido à crise no setor. A concessionária alega que sem o apoio do poder público, seja por meio das desonerações e reajuste tarifário, é impossível atender as reivindicações da categoria.
A Prefeitura sinalizou que em virtude da licitação que está sob judice no TJGO, a empresa tem um contrato emergencial que impossibilita reajustar a tarifa. Em contrapartida, um estudo está sendo feito para a isenção do ISSQN. A maior cidade do sudoeste goiano tem a segunda maior tarifa de transporte urbano do Estado, atrás apenas da Região Metropolitana de Goiânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário