segunda-feira, 6 de junho de 2016

***VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO MONUMENTO NO BARRINHA EM RIO VERDE?*


MATERIA REPRODUZIDA NO FACEBOOK DO SITE RIO VERDE AGORA


Confira neste texto do Jornal O Mercador, de dezembro 2002, que conta um pouco da história de nossa cidade. A foto é de Tizzo Neto:
Monumento do artista plástico Luiz Olinto será novo cartão postal de Rio Verde
A cidade vem crescendo em todos os setores. Um deles é o turismo. Comprovando esta tendência, a Prefeitura e Diretoria de Turismo resolveram construir um monumento que torne o município conhecido nacionalmente. Com 13m de altura e 7 de largura, equivalente a um prédio de 5 andares, todo em cerâmica vitrificada, dupla face, de autoria do artista plástico Luiz Olinto, a obra estampará o desenvolvimento econômico e cultural rio-verdense desde sua fundação até os dias de hoje, nas proximidades do córrego Barrinha.
Segundo a diretora de turismo, Maria Célia Evangelista, o objetivo é diferenciar turisticamente a cidade das demais regiões. "Este projeto vai trazer representação nacional. Com ele atrairemos turistas de várias localidades. Não existe um monumento com esta proposta no Brasil", garante.
Sua estrutura é metálica, executada em aço CRO-420. O formato é de uma árvore do cerrado. Na parte das folhas simbolizará a produção de Rio Verde, juntamente com a fauna e a flora. A parte central, o desenvolvimento histórico-cultural.
A matéria prima da obra, cerâmica vitrificada, será queimada em temperatura aproximada de 960º e assentada no painel com argamassa especial rejuntada por meio de dilatação.
"Vamos inovar na área artística. Geralmente eles são feitos de concretos ou metal. Este será de cerâmica e com altura record", afirma o artista plástico responsável pela construção do monumento, Luiz Olinto de Paula Leite.

Nenhum comentário: