quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

***Ministro define nova data limite para desligar sinal analógico em Rio Verde***

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, anunciou nesta terça-feira (15), uma nova data limite para o desligamento do sinal analógico de televisão em Rio Verde, região sudoeste de Goiás. Segundo ele, a alteração deve acontecer até o dia 15 de fevereiro de 2016. Dentro deste prazo, o ministério espera que 93% dos domicílios - quantidade mínimia requisitada para o procedimento - estejam prontos para receber o sinal digital. O anúncio foi feito durante testes da tecnologia 4,5G da Claro, na cidade.

Anteriormente, o desligamento do sinal analógico estava definido para o último dia 29 de novembro, mas, como o percentual previsto não foi atingido, o prazo foi redefinido. “Marcamos para fevereiro o limite do desligamento, o que não significa que não possa ser antes, caso atinjamos a meta de casas com o conversor. Rio Verde será a primeira cidade digital do país”, afirmou o ministro.Durante o evento, Figueiredo afirmou que, dentro de dez dias, deve se iniciar na cidade a distribuição de mais 17 mil aparelhos conversores do sinal analógico para o digital. De acordo com ele, as famílias com renda bruta de até três salários mínimos e que estejam no cadastro único do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), têm o direito de receber o equipamento.


Até o último mês de novembro, os kits foram repassados para cerca de 70% dos cadastrados no programa Bolsa Família no município “Seguiremos a mesma lógica da distribuição anterior, certos de fazermos com que todos tenham acesso à comunicação por meio da nova tecnologia digital”, disse.

Conforme o ministro, a expectativa é que o novo lote de aparelhos que serão distribuídos para a população de Rio Verde  tenha custo 50% menor do que os adquiridos anteriormente. Segundo a Empresa Administradora de Digitalização (EAD), o custo médio dos aparelhos comprados no último lote e doados aos beneficiários do Bolsa Família foi de US$ 40.

Nenhum comentário: