terça-feira, 29 de março de 2016

***25 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A INFLUENZA SERÃO ENVIADAS PARA RIO VERDE CONTRA SURTO DE H1N1***

O município de Rio Verde, apresenta um quadro de surto de H1N1, relatado pela Secretaria da Saúde. Na última semana foram confirmados quatro casos da doença, sendo que um deles resultou na morte de uma adolescente de 17 anos. Outros três pacientes encontram-se internados em estado grave, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), informou o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, durante entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (29/3).
A constatação dos casos motivou a secretaria a adotar uma série de medidas visando conter o avanço da vírus, que já circula por outros Estados como São Paulo. “Direcionamos para o município doses da medicação indicada para o tratamento de doenças relacionadas à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Tamiflu, e estamos medicando tanto os pacientes diagnosticados quanto pessoas que têm contato com eles, de forma preventiva”, alegou Vilela. O secretário também afirmou ter em estoque mais doses da medicação e que ela estará disponível em qualquer posto de saúde do Estado, assim que for identificada a sua necessidade.
21388
Outra medida adotada foi o envio para Rio Verde de 25 mil doses da vacina contra a Influenza, remanescentes do ano de 2015. “Estamos disponibilizando as doses para os grupos de risco, vacinantes de entrar em vigor a campanha nacional de vacinação 2016, marcada para o próximo dia 20 de abril”, comentou. São integrantes do grupo de risco crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas; população privada de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
A preocupação de que o vírus do H1N1 atinja criatórios de suínos fez com que a Secretaria da Saúde acionasse a Agrodefesa, Ministério da Agricultura e a Secretaria Municipal de Agricultura para que acompanhassem os rebanhos suínos da região. Uma vistoria preliminar não identificou contágio dos animais. “Mas vamos continuar monitorando os animais a fim de identificar qualquer problema”, afirmou o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo.
vacina-H1N1
Sintomas da H1N1
O vírus da Influenza A H1N1 que está circulando pelo País apresenta os seguintes sintomas iniciais: febre alta repentina, acompanhada por tosse, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça e mal estar intenso. Eles podem evoluir para dificuldades na respiração como dispneia, desconforto respiratório, piora nas condições clínicas e pressão baixa.
Como medidas de precaução recomenda-se à população evitar aglomeração de pessoas, reforçar as medidas de higiene com a lavagem das mãos e esterilização com álcool 70%, usar lenços descartáveis ao tossir e manter os ambientes limpos e arejados.

Nenhum comentário: