segunda-feira, 17 de outubro de 2016

***Apagão atinge pelo menos 6 cidades goianas após falha em Itaipu, diz Celg****

Um apagão atingiu pelo menos seis municípios goianos na noite de domingo (16). De acordo com a Companhia Energética de Goiás (Celg), além do Centro-Oeste, também foram afetadas as regiões Sul e Sudeste do país. “O desligamento do sistema de transmissão de Itaipu, referente à geração do Paraguai, restringiu o envio de energia para o Paraguai e para os estados”, destacou o órgão.
Segundo a Celg, o desligamento da energia começou às 19h51 e o fornecimento foi restabelecido às 20h04. Em Goiás, foram afetados os municípios de Corumbá, ItaberaíInhumasItumbiara,Santa Helena de Goiás e a região do Parque Nacional das Emas, que engloba Mineiros eChapadão do Céu e a cidade de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul.
A Celg destacou, ainda, que o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que “as causas do desligamento estão sendo verificadas”.

O ONS informou por meio de nota que houve um problema, nas avaliações preliminares, do órgão, causado por "uma atuação indevida de uma proteção" na subestação de Ibiúna (SP). Por causa da falha, houve um bloqueio de correntes "que trazem energia da usina hidrelétrica de Itaipu".
Ainda segundo o texto, por causa da queda "foi interrompida uma carga no país de 3.200 MW". No entanto, "às 20:04h começou a recomposição das cargas e às 20:24h todas as cargas já tinham sido recompostas".

Nenhum comentário: