quarta-feira, 30 de novembro de 2011

***TRANSPORTE COLETIVO EM PAUTA***

NA TARDE DESSA QUARTA-FEIRA (30)FOI REALIZADO NO AUDITÓRIO CLÉBER REIS COSTA UMA AUDIÊNCIA SOBRE TRANSPORTE COLETIVO MAS COMO JA ERA DE COSTUME QUASE NINQUEM APARECEU MAS O TEXTO ABAIXO TE EXPLICARA MELHOR.A UNICA EMPRESA DE ÔNIBUS VIAÇÃO PARAUNA SE COMPROMETEU A FAZER OS REPAROS SUGERIDOS NO PROJETO

Durante a apresentação do projeto, o engenheiro de tráfego da Engebras (empresa contratada para fazer o projeto), Antônio Roberto, explicou como os estudos foram feitos e mostrou que a remodelação do sistema de transporte coletivo é feita em seis etapas, que são: levantamento de dados como as zonas de interesses de trafico (ZIT), pesquisa de campo,  para saber quais são os bairros mais movimentados; diagnóstico do sistema atual; Proposta de modelo para o sistema de transporte coletivo; Definição do novo modelo de delegação; realização da Audiência publica e adequações do edital de licitação.
Pesquisas revelaram que hoje existem 13 linhas. O estudo ainda analisou os percursos mais movimentados e os menos movimentados. Segundo a análise, foi diagnosticado que as linhas são longas e isso proporciona pouca confiabilidade na população. “Caso aconteça algum problema durante o percurso, um grande trajeto é prejudicado, por isso no diagnóstico, as linhas algumas vezes não cumprem o itinerante e o tempo de espera nos pontos acaba sendo maior,” explicou o engenheiro.
Entre as propostas de mudanças oferecidas está a melhoria da confiabilidade no transporte, com linhas menores e com um tempo de espera de 10 minutos.  A proposta é colocar ônibus maiores na Avenida Presidente Vargas e outros menores em maiores quantidades, com ônibus novos climatizados e adequados para portadores de necessidades especiais. Outro ponto do projeto é colocar o bilhete único, em que o usuário poderá tomar a condução por várias vezes de qualquer ponto da Cidade. O projeto ainda apontou as necessidades de organização no transporte coletivo, para que todos tenham acessibilidade ao meio e possam ter conforto para sua utilização.
Ao final da audiência, foi aberta a oportunidade para as perguntas, em que os presentes puderam dar sugestões e tirar as dúvidas em relação ao plano. O superintendente Jorge Coga explicou que a empresa irá fazer as adequações ao projeto e um esboço de edital, que está previsto para ser concluído no final de dezembro. Em seguida, será aberto o processo licitatório para a contratação de uma empresa de transporte.

Nenhum comentário: