sábado, 6 de fevereiro de 2016

***BARRIGUDA, ÁRVORE SÍMBOLO DE RIO VERDE GO É VITIMA DE INCÊNDIO CRIMINOSO***

NA ÉPOCA DE SUA FLORAÇÃO, A CENTENÁRIA ÁRVORE É UM ESPETÁCULO Á PARTE PARA AS FAMÍLIAS RIO-VERDENSES
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, informa que um crime ambiental foi cometido contra um patrimonio cultural da cidade. A arvore que fica localizada no canteiro central da Avenida Pedro Ludovico Teixeira, bairro Vila Maria, região leste, teve 80% de seu tronco queimado na noite da ultima terça, (2).
De acordo com o Secretário Rubens Leão, as providências foram tomadas assim que a secretaria tomou conhecimento do crime, “Fomos informados na manhã seguinte, e imediatamente acionamos o Corpo de Bombeiros porém grande parte de nossa Barriguda já estava comprometida pelas chamas”, disse o secretário.
A Secretaria registrou um Boletim de Ocorrência, uma vez que a ação maldosa constitui, crime ambiental e crime contra o patrimônio público. As investigações estão sendo feitas pela Polícia Civil e o,os culpado, (os) serão, vão responder por crime de acordo com a lei de Crimes Ambientais – 9605/98 art. 49 (destruir, danificar, lesar, ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia), a pena constitui detenção de três meses a um ano.
A árvore Barriguda é simbolo da cidade de Rio Verde, sendo um dos pontos mais visitados pelas famílias locais na época de sua floração, e foi tombado como patrimônio artístico cultural, através do decreto nº 1.239/2014.
A Secretaria informa ainda que lamenta profundamente a ação criminosa, ” Infelizmente teremos que extirpar o que restou da Barriguda, é triste que este cartão postal deixa de fazer parte de nossa paisagem por culpa de pessoa (as), que não respeita o meio ambiente e o patrimônio público. Finalizou o Secretário Rubens Leão.
Fonte: Assessoria de comunicação S.I.C.M.A

Nenhum comentário: