quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

*** CURIOSIDADES*PORQUE BOCEJAMOS E SOLUÇAMOS?***

Há vários motivos para explicar o porquê de bocejarmos:
O primeiro e mais comum deles é o sono. O bocejo é um dos sintomas comportamentais de sonolência, nesse caso, o objetivo do corpo quando bocejamos é liberar a dormência absorvendo uma quantidade maior de oxigênio. Mas outros fatores, como o tédio, a tensão e até a agitação, também podem fazer com que as pessoas abram aquele bocão.
Contágio
Ainda não se sabe exatamente o motivo de sempre que vemos alguém bocejar, nós acabamos fazendo a mesma coisa. Mas há algumas teorias. Uma delas afirma que o bocejo poderia ser uma forma primitiva de comunicação. Um recurso que nossos ancestrais utilizavam para falar a outro indivíduo sobre a necessidade de manter a atenção em uma mudança no ambiente. Ao bocejar, o receptor estaria confirmando o recebimento da mensagem.

O bocejo é uma forma encontrada pelo organismo para ativar o cérebro e evitar o sono. Há, porém, diferentes hipóteses que tentam explicar como ele ocorre. Uma das mais aceitas diz que o bocejo ocorre quando o organismo está em um momento de baixo metabolismo provocado por uma queda de oxigenação no interior dos alvéolos ,pequenas estruturas localizadas dentro dos pulmões, cuja função é espalhar o oxigênio pelo sangue e retirar o dióxido de carbono. Para evitar a baixa oxigenação, o organismo tenta aumentar a entrada de ar nos pulmões. Outra hipótese diz que o cérebro é estimulado por meio do segundo e do terceiro ramo do nervo trigêmeos (um dos nervos da face). Ao se abrir e fechar a boca, os nervos enviam um estímulo, interpretado pelo cérebro como um sinal de alerta. Mas há quem discorde disso tudo. O psicólogo Robert Provine, da Universidade de Maryland, EUA, por exemplo, diz que o bocejo serve mesmo para facilitar a adaptação do organismo às mudanças de comportamento. Por isso, é comum se bocejar depois de acordar ou antes de dormir.

Por que soluçamos?
O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.
O característico barulhinho "hic, hic" surge quando ocorre fechamento súbito da glote (abertura superior da laringe, onde se localizam as cordas vocais), produzindo vibração nas cordas vocais.



Soluço
O soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) simultâneo à contração do diafragma (músculo respiratório situado entre o abdômen e o tórax). A maioria dos casos de soluço tem duração breve; mas existem situações em que a pessoa soluça durante horas. Embora raros, em alguns casos o soluço pode se tornar crônico e durar anos.

Nenhum comentário: