sábado, 21 de janeiro de 2012

***“Operação Vida Nova” retira usuários de droga de mais um bairro***

Dando continuidade à Operação Vida Nova, que já devolveu a paz aos moradores da Vila Amália (na antes conhecida “Cracolândia”), agora foi a vez da Vila Borges.

Há cerca de dois meses os moradores da Vila Borges tem procurado o comando do 2º BPM e as viaturas de área, com várias ligações no 190 fazendo denúncias anônimas a respeito do aumento no consumo de drogas nas ruas e em casas abandonadas do setor.
Considerando este fato e o clamor público após o início da Operação Vida Nova na Vila Amália, o comando do 2º BPM, através do tenente coronel Wilmar Rubens Alves Rodrigues e do major Jeovaldo Ataídes de Moura, e do comando da 38ª CIPM, através do major Célio Leão de Moraes, promoveram, em mais um trabalho em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (Inspetor Losi e PRF Marcelo Barros), Secretaria Municipal de Trânsito, Conselho Tutelar e Fiscalização Urbana de Rio Verde, a continuação desta Operação.
Todo o efetivo administrativo e extra remunerado, além da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) e os órgãos parceiros, fizeram uma varredura no bairro, tendo como principais alvos os pontos críticos, já levantados com antecedência pelo Serviço de Inteligência, como bocas de fumo e imóveis abandonados, além da abordagem de usuários nas ruas do setor.

O papel da Fiscalização Urbana da Prefeitura de Rio Verde foi cadastrar todos os endereços utilizados para o uso e/ou tráfico de drogas para posterior notificação do proprietário para providências devidas, sob pena de possível demolição do imóvel. Já o Conselho Tutelar acompanhou a abordagem e o encaminhamento de todos os menores abordados.
Um ônibus ficou estacionado na praça da Vila Borges, para onde todos os usuários eram encaminhados. Ao final, o ônibus conduziu todos para o Ginásio de Esportes do Jardim América, o mais próximo do local, para a chamada “triagem”, onde todos foram cadastrados e convidados a tratamento, inclusive disponibilizando a vaga em clínicas de recuperação filantrópicas parceiras de Rio Verde.

Contudo, dos 26 (vinte e seis) usuários encaminhados, apenas 01 (um) aceitou ser encaminhado para internação. Todos os outros foram orientados e dispensados no Ginásio de Esportes, lembrando a importância do tratamento para abandonarem o uso de drogas, já que a Polícia Militar e as forças de segurança de Rio Verde não sossegarão enquanto a sociedade não tiver sossego.

A população da região agradeceu e elogiou o trabalho da PM. “Percebemos que a comunidade clama por ações assim, inclusive parando os policiais na rua para dar informações e parabenizar o trabalho desempenhado”, disse o capitão Luiz Carlos, comandante da CPT.


Quéren Hapuque de Leles Losi – 1º Ten QOPM
Chefe da Seção de Comunicação Social do 2º BPM

Nenhum comentário: