terça-feira, 10 de janeiro de 2012

***QUANDO LIGAR PRO SAMU OU PRO BOMBEIRO VOCE SABE?????***

Proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente, para o bem-estar da sociedade é a missão do Corpo de Bombeiros de Rio Verde, que tem como visão, manter-se como uma instituição pública reconhecida pela excelência dos atendimentos prestados.

 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) auxilia no atendimento na rede pública de saúde, prestando socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
 Entre as responsabilidades do Corpo de Bombeiros estão as funções de coordenar e executar as ações de defesa civil, proteção e socorrimento públicos, prevenção e combate a incêndio e explosão em locais de risco, buscas e salvamentos e coordenar na elaboração de normas relativas à segurança das pessoas e dos seus bens contra incêndios e pânico e outras previstas em lei. O atendimento é solicitado por qualquer pessoa em ligação gratuita para o número 193.
 O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. Por sua vez, as Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito após chamada também gratuita, para o telefone 192.

Quando chamar o SAMU?
Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
Em casos de Intoxicação exógena;
Em caso de queimaduras graves;
Na ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
Em casos de tentativas de suicídio;
Em crises hipertensivas;
Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
Em casos de afogamentos;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos;
Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.


O Corpo de Bombeiros atua em
Salvamentos;
Resgate e proteção da vida;
Solução para o trabalho de vistoria e prevenção a prédios públicos;
Serviços de busca;
Combate a incêndios.

Nenhum comentário: