quarta-feira, 8 de abril de 2015

***OMISSÃO DO ESTADO FAZ AUMENTAR CRIMES GRAVES EM RIO VERDE***

Em Rio Verde-Go, cidade que fica na Região Sudoeste de Goiás, a omissão do Governo do Estadotem feito aumentar o numero de crimes praticados por menores infratores nos últimos anos.
Em 2009 o Centro de Internação que existia na cidade foi interditado e desde então, os menores se sentem acima da lei porque cometem crimes e não são punidos por falta de internação como manda a lei.
Em todo o estado existem cerca de 300 vagas de internação e a maioria delas ficam na capital para onde são mandados os menores que cometem crimes graves em Rio Verde, quando há vagas.
Assim sendo, não existem alternativas para a justiça a não ser deixar a maioria desses menores livres da internação.
É comum na cidade menores com idade entre 15,16 e até de 14 anos, que cometem crimes como roubo, homicídio e até latrocínio, debocharem da policia.
“Eles debocham da gente porque sabem que estarão de volta às ruas em pouco tempo”, Contou um policial militar.
 O governo do estado, responsável por uma avalanche de atos infracionais, por não permitir a punição adequada, diz que está em fase de licitação a construção do Centro de Internação em Rio Verde, com cerca de 50 vagas para atender a demanda de várias cidades da região.
Assim sendo, a promessa que já é bastante antiga, pois já foi feita em duas campanhas politicas, se for cumprida não deverá resolver o problema e assim amenizar, lembrado que deverá sobrar para a prefeitura local custear boa parte dos gastos com a manutenção do centro, como ocorria em 2009.
Enquanto o governo adia a solução para esse grave problema, o que se ouve na cidade, são noticias diárias de roubos em postos de combustíveis, drogarias, supermercados e vários outros segmentos.
Além dos empresários, os trabalhadores que saem de suas casas nas primeiras horas do dia estão sendo assaltados por adolescentes armados com facas, revolveres, em bicicletas, a pé ou em motos, nos pontos de ônibus ou nas ruas.
Enquanto a prefeitura da cidade passa por dificuldades financeiras, principalmente na área da saúde, com médicos sem receber seus salários e se demitindo, filas para a realização e exames, superlotação em postos de saúde e nas unidades especializadas de atendimento, o governo municipal tenta socorrer a segurança publica pagando aluguel de um prédio caro onde se abriga delegacias e hora extras aos policiais.
Segundo esses próprios policiais, se não fosse à contribuição da prefeitura, a situação em Rio Verde estaria muito pior do está agora.
Enquanto o governo não faz os investimentos necessários, famílias de pessoas de bem que foram mortas por menores, sentem a sensação de morar em um estado onde a lei não é cumprida e não existe punição.
Famílias como as de dois comerciantes da cidade, mortos no mesmo dia no ano passado, durante dois roubos praticados por um menor de 15 anos armado com um revolver.
No dia dos crimes a policia apurou que em menos de 10 minutos de intervalo os dois homens foram mortos porque reagiram durante a abordagem do menor. Ao ser apreendido o garoto debochou com sorriso no rosto ao afirmar aos policiais militares que se a vitima reage ele mata.
Outro crime que teve a participação de um menor infrator ocorreu no ano passado quando um comerciante e policial aposentado foi assassinado a facadas e espancamento. As armas do ex-policial foram roubadas na casa dele durante a ação dos criminosos.

Nenhum comentário: