sábado, 18 de abril de 2015

***RIO VERDE-Centenas de livros didáticos são encontrados às margens da GO-333***

Centenas de livros didáticos foram encontrados jogados às margens da GO-333, perto de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. As publicações, de programas do Ministério da Educação (MEC), ainda estão dentro da validade e estavam endereçadas a uma escola da cidade. A Secretaria Municipal de Educação diz que vai apurar o caso.
Os livros abandonados são de diversas disciplinas, como sociologia, geografia, matemática e química. Destinados a alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, alguns apresentam ser novos e ainda estavam embalados. Outros, já foram deteriorados pela ação do tempo. Eles foram descobertos após denúncias de moradores, que ficaram revoltados com o descarte do material.Na capa dos livros, que são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), está indicado que eles foram lançados em 2014 e são válidos até o ano de 2016.
Além disso, em um dos pacotes encontrados constava o endereço da Escola Municipal de Ensino Fundamental Filadelfo Jorge, que fica em Rio Verde, como destinatária da carga.
A Secretaria de Educação da cidade diz que essas publicações, normalmente, são usadas por três anos e depois doadas, conforme orientação do MEC. Nesses casos, elas são entregues a Organizações Não-Governamentais (ONGs) ou a cooperativas. A suspeita é que esses livros tenham sido abandonados após a doação. Por isso, a secretaria afirma que vai apurar as responsabilidades sobre o caso.






Nenhum comentário: