quarta-feira, 20 de agosto de 2014

***RIO VERDE:Homem se passa por funcionário de prefeitura e aplica golpe em idosa***

FOTOS E TEXTO:G1 GOIAS 
Um homem sacou R$ 1,5 mil da conta de uma idosa após obter a senha bancária da vítima em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás. O golpista foi até a casa dela, se apresentou como funcionário da Secretaria Municipal de Saúde e afirmou que precisava da senha do cartão para cadastrá-la em um programa de medicamentos gratuitos. Além de conseguir os dados, o golpista enganou a mulher trocando o cartão e, com isso, conseguiu fazer o saque.
No momento do golpe, a idosa estava sozinha em casa. A filha da vítima, que não quis se identificar, disse que o homem conversou com a mãe dela por cerca de 30 minutos. "Ele disse que ia fazer um cadastro para ela receber os medicamentos gratuitos. Foi quando ele pediu o cartão do banco e usou um celular dizendo que estava falando com uma doutora, passando os dados do cartão do banco. Foi onde a minha mãe entregou a senha do cartão”, conta.
Depois de falar ao telefone, o golpista entregou a aposentada outro cartão, de um homem de São Paulo. No momento, a mulher não percebeu a troca. O marido dela, que chegou depois, também quase foi enganado. Ele afirmou que só não passou seus dados bancários porque o cartão dele estava em outro local. De acordo com a família, pelo menos mais três conhecidos também já caíram no mesmo golpe.lerta
A coordenadora de Atenção Básica de Saúde de Rio Verde, Jussara Carrile, alertou que não existe nenhum programa de cadastro para venda ou distribuição de medicamentos onde funcionários do órgão visitem casas e peçam dados bancários.
"A secretaria trabalha com dois tipos de visitas domiciliares: a do agente comunitário de saúde e a do agente de endemias do combate a dengue”, explicou.
O delegado regional Danilo Fabiano afirma que esse tipo de golpe é praticado por criminosos que observam a rotina das vítimas antes de agir. Antes de fazer o primeiro contato, ele se certifica que os idosos estejam sozinhos em casa.
"A prevenção nesse caso ocorre pelos familiares desses idosos. Mantê-los sempre com telefone para que eles possam entrar em contato com algum familiar para deslocar caso sejam recebidos com pessoas nesse contexto. Diante de qualquer dúvida, acione imediatamente o 190 para que a polícia vá até o local e verifique se trata de pessoas ligadas a alguma e entidade ou de um golpista", destacou.

Nenhum comentário: