quinta-feira, 7 de agosto de 2014

***RIO VERDE 166 ANOS DE HISTORIA***

Rio Verde é um município brasileiro do estado de Goiás. Segundo estimativa divulgada em agosto de 2013, sua população é de 197 048 habitantes, sendo a quarta maior cidade de Goiás, ficando atrás apenas da capital Goiânia e das cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis.


História 

A ocupação do sudoeste Goiano se deu no início do Século XIX com a isenção de pagamento de impostos por 10 anos pela Lei nº 11 para criadores de gado bovino e equino na região sul de Goiás. Por volta do ano de1840, chegam a região de Rio Verde José Rodrigues de Mendonça, sua esposa, Florentina Cláudia de São Bernardo e filhos se estabeleceram a seis léguas de Rio Verde, no que viria a ser a Fazenda São Tomás.

Em 25 de agosto de 1846, José Rodrigues e sua mulher doaram sete sesmarias de Suas terras para o patrimônio da igreja e construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores, A partir daí, surgiu o Arraial de Nossa Senhora das Dores do Rio Verde.
Em 5 de agosto de 1848, através da Lei Provincial, a Vila foi elevada à categoria de Distrito de Rio Verde.
De acordo com a Lei nº 08 de 6 de novembro de 1854, o povoado de Dores do Rio Verde foi elevado à categoria de Vila.
O grande marco de arrancada para o desenvolvimento aconteceu na década de 1970. Com a abertura dos cerrados à agricultura e a chegada das estradas pavimentadas que a ligam a Goiânia e Itumbiara, a agricultura começou a florescer e atraiu produtores do sul e do sudeste do país. Também vieram agricultores americanos que fundaram uma colônia. Todos eles trouxeram maquinários, tecnologias, recursos e experiências que transformaram o município em um dos maiores produtores de grãos de Goiás e um dos destaques do país. Não por outra razão, o poeta Leo Lynce, iniciador da corrente modernista na literatura goiana, no poema "Rio Verde", década de 1940, registra "Rio Verde de agora...que mudança!/ Colméia de trabalho e de bonança,/ que do progresso brilha no apogeu.
Bairros por região
Zona Oeste Morada do Sol; Jardim Tocantins; Jardim Presidente; Laranjeiras; lourdes; Setor Universitário; Água Santa; Vila Verde; Vitória Régia; Interlagos.
Zona Noroeste Canaã; Mondale; Betel; Vila Menezes; Santa Luzia; Solar dos Ataídes; Serpró.
Zona Sudoeste Campestre; Solar do Agreste; Buriti I e II; Boungainville; Vila Mariana; Promissão; Santa Cruz I e II; Recanto do Bosque; Jardim Floresta; Setor dos Funcionários; São Tomás I, II e III; Jardim Atalaia; Jardim Helena; Serra Dourada.
Zona Sul Renovação; Vila Amália I e II; Mutirão; Jardim das Margaridas; Gameleiras I e II; Vila Carolina; Santo Antônio; Bandeirantes; Jardim Brasília; Jardim Adriana.
Zona Central Centro; Jardim Neves; Jardim Marconal; Setor Oeste; Jardim América; Jardim Goiás; Vila Borges; Vila Moraes; Medeiros; Vila Olinda; Jardim Cruvinel; Santo André; Santa Bárbara.
Zona Leste Industrial; Vila Maria; Nova Vila Maria; Santo Agostinho; Popular; São João; São Joaquim; Dona Gercina; Maranata; Veneza; Arco-Íris; Pauzanes; Eldorado; Martins.






















































































































































































































































Zona Norte Dimpe; Céu Azul; Liberdade; Primavera; Maurício Arantes; Dom Miguel; Parque dos Girassóis; Monte Sião; Valdeci Pires.Nilson Velloso.

Nenhum comentário: