sábado, 21 de fevereiro de 2015

***Deputado com votação recorde pede ideias na web para aplicar R$ 10 milhões****

Fonte:g1
Eleito o deputado federal mais votado da história de Goiás, o delegado Waldir Soares (PSDB) lançou uma consulta popular em seu perfil no Facebook para saber como devem ser gastos os R$ 10 milhões de reais, a que tem direito como parlamentar, para aplicação em obras no estado. Segundo o político, essa é uma maneira do cidadão ver de maneira direta, onde são investidos os impostos que paga. “Meu compromisso é com o povo, então ele tem que me dizer onde investir essa verba”, disse ao G1.
O dinheiro é proveniente do chamado Orçamento Impositivo. Anualmente, deputados e senadores incluem na previsão de gastos da União do ano seguinte, obras e projetos para os seus estados – as chamadas emendas parlamentares. Esta é a forma mais direta de se fazer uma obra no local onde foram eleitos. Assim, o governo é obrigado a custear projetos individuais dos parlamentares.O deputado afirma que muitos parlamentares usam essa verba para beneficiar grupos que custearam e apoiaram a campanha política. No entanto, ele “não tem rabo preso com ninguém” e são os próprios eleitores que devem definir o destino da verba.
“Por determinação do governo, 50% dessa verba tem que ir para a saúde. Mas quem escolhe se essa porcentagem vai ser usada para a construção de um hospital em um bairro ou um Cais [Centro de Assistência Integral à Saúde] em outro, para reforma de um postinho, isso quem vai definir é a população”, garantiu.
Sempre participativo nas redes sociais, mesmo antes de sua candidatura, delegado Waldir diz que essa é uma forma de se mostrar transparente e próximo de seu eleitorado. “Quem está junto do cidadão, tem mais credibilidade. Além disso, acho que sou o primeiro deputado a fazer uma campanha assim na internet para que os eleitores decidam de maneira direta onde será aplicada a verba”, disse.
Delegado Waldir Soares foi eleito em Goiás com 274.625 votos (Foto: Mantovani Fernandes/O Popular)Delegado Waldir Soares foi eleito com 274.625
votos (Foto: Mantovani Fernandes/O Popular)
Aprovação
A ideia do parlamentar rapidamente ganhou a aprovação dos internautas que acompanham o perfil. “Eu votei em você, porque confiei que iria fazer o melhor. Ajude a saúde e educação”, disse uma das internautas. Em outro comentário da consulta pública, um usuário diz: “Boa noite, delegado Waldir, parabéns pela iniciativa! Não sou de Goiás, mas vejo que estão bem representados”.
Até a manhã deste sábado (21), a postagem tinha mais de 5 mil curtidas e mais de 400 compartilhamentos. “O objetivo é que outros parlamentares comecem a usar essa ideia, que é inovadora. Eu recebi muitas mensagens de apoios de deputados e senadores, então acho que foi a coisa certa”, concluiu.
Os deputados e senadores têm até o próximo dia 24 para elaborar e apresentar as emendas parlamentares, mostrando onde o dinheiro será investido. Ainda segundo o parlamentar, assim que os projetos forem definidos, eles serão publicados em suas redes sociais para que os eleitores continuem acompanhando de maneira transparente sua atuação.
Eleição
O delegado Waldir Soares (PSDB) recebeu 274.625 votos na última eleição, se tornando o deputado federal mais votado da história de Goiás. Com a campanha voltada ao tema da segurança pública, ele atribui a vitória a sua experiência profissional e a proximidade com os eleitores. “Isso é uma resposta à crise política e de segurança que vivemos. As pessoas me conhecem, sabem do meu trabalho, e sabem que vou representá-las. Eu traduzo o que o povo pensa”, disse o delegado, na ocasião.
Nas eleições de 2010, Waldir Soares também concorreu como deputado federal e conseguiu pouco mais de 40 mil votos, sendo eleito suplente. Ele chegou a assumir o cargo por quatro meses.

“Este ano, minha campanha não foi de gabinete. Percorri mais de 70 cidades goianas, em mais de 12 mil quilômetros, e mostrei minha cara. Em cima de uma caminhonete, andei por vielas, lugares conhecidos pela criminalidade, onde nenhum político pisa. Minha campanha teve calos nas mãos e braços queimados de sol, ela representou a inovação”, ressaltou o delegado.
Deputado federal eleito posa e faz símbolo com as mãos: 'Minha marca' (Foto: Fernanda Borges/G1)Deputado federal eleito posa e faz símbolo com as
mãos: 'Minha marca' (Foto: Fernanda Borges/G1)
Projetos
Com os slogans de campanha “Tolerância Zero” e "45 do calibre e 'zero-zero' da algema para o bandido”, o delegado Waldir diz que pretende defender os interesses dos goianos principalmente no ramo da segurança pública. “Claro que teremos outros temas para tratar, mas esse é onde tenho experiência e vou dar contribuições positivas”, disse.
Um dos pontos que ele defende é a redução da maioridade penal. “Mas não com esse modelo falido que já é discutido hoje. Penso que ela deve levar em conta a inteligência de caráter lícito, ou seja, o entendimento do menor sobre o crime que ele cometeu. Isso já acontece em outros países e funciona.
Além disso, os adolescentes precisam ter caráter de preso e permanecerem em locais próprios, onde haverá divisão por idade e tipo de crime. Eles precisam de atividades e não de privilégios”, afirmou.
Outra bandeira do delegado são mudanças no Código Penal Brasileiro. “Precisamos de reforma, pois não adianta a polícia prender o criminoso e ele ser liberado pouco depois. Defendo que o bandido tenha que indenizar a vítima financeiramente pelo dano causado e que fique preso até cumprir com essa obrigação. Além disso, tem que trabalhar no presídio e pagar diárias por ficar lá. O cidadão de bem não pode ficar custeando a estadia dele na cadeia, ou então vira vítima duas vezes”.
Waldir Soares destacou, ainda, que o estado de Goiás precisa de novos presídios. “Estive nas cidades do Entorno do Distrito Federal e presenciei a insegurança da população. Lá os juízes têm que soltar os criminosos por falta de cadeia. Sei que precisamos de creches, escolas integrais, hospitais. Mas os presídios também são necessários e seriam mais efetivos se fossem agrícolas ou industriais, para que os presos trabalhem. Tem dinheiro para isso, basta ser bem aplicado”.
O combate às drogas também recebe atenção do deputado federal eleito. “A droga tem que ser combatida na origem, na plantação e produção. Não adianta a polícia ficar fazendo um trabalho de gato e rato com traficantes. O Brasil não quer se indispor com outros países onde essa origem se destaca, mas chegou a hora de tomar uma atitude, já que as drogas de lá são trazidas para cá. Hoje a maioria dos homicídios tem alguma ligação com o tráfico e precisamos fazer alguma coisa”, destacou.
O delegado agradeceu ao apoio dos eleitores e disse que fará o possível para fazer um bom mandato. “Espero inovar, mudar a forma com que a política é feita hoje”, concluiu.

Nenhum comentário: