quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

***MINEIROS-Assassinato de homem gera comoção e é estopim para a busca de melhorias na segurança pública ****

Nem a chuva impediu que centenas de pessoas participassem de uma manifestação na tarde desta quarta-feira (11/02), em Mineiros (GO). A indignação surgiu depois que Marcelo Barbosa Martins, um morador da cidade, veio a falecer. O cidadão havia sido covardemente alvejado na cabeça em assalto a bar (clique aqui e relembre). Após alguns dias, Marcelo morreu no hospital, causando comoção entre amigos e familiares (detalhes aqui).
Esta indignação evoluiu para que ocorresse o manifesto em prol da segurança pública. Os participantes se reuniram em frente ao Hospital Nossa Senhora de Fátima e seguiram em carreata com destino à Prefeitura de Mineiros. Mas antes, o pessoal passou pela Câmara dos Vereadores, onde se iniciara uma sessão ordinária.
A Laura, viúva de Marcelinho, se incumbiu de passar a pauta de reivindicações aos vereadores.
855eed8c46823c59e1c9713cb67f76e1_XL2
“Queremos solicitar melhoramentos na segurança pública desta cidade, com o aumento da iluminação pública, reformas nas praças públicas, colocação de câmeras de vigilância em locais onde há maior índice de violência, formação imediata dos DGIM para a obtenção de verbas federais, ação política efetiva para o aumento do número de juízes, promotores de justiça, policiais militares e civis, bem como de viaturas policiais. Também com a imediata instalação de um centro de internação de menores, mudança do local do presídio municipal, por conta do grande número de fugas de presos. Não podemos nos quedar inertes frente ao brutal aumento da criminalidade (…) Nosso movimento luta pela apuração do crime cometido contra Marcelo Barbosa Martins e outros delitos impunes”, disse Laura em seu discurso na tribuna (ouça abaixo a entrevista completa).
A maioria absoluta dos parlamentares se mobilizou pela causa e, de bom senso, encerrou os trabalhos na casa de Leis nesta quarta e seguiu, ao lado da população, para a Prefeitura.
Já no poder executivo municipal, o prefeito Agenor Rezende recepcionou os manifestantes e apresentou sua posição como gestor municipal.
“Eu quero somar com os vereadores presentes, com a população, com o testemunho da imprensa do nosso estado e do nosso município, para juntos, nos dirigirmos a quem é de direito, a quem é de dever de cuidar da maior parte desta pauta que me foi entregue. O que eu posso como gestor municipal, é dar a cobertura naquilo que é pertencente ao município, como: iluminação pública, melhorias no espaço para a juventude, etc, enfim melhorias na qualidade de vida dos munícipes”, afirmou Agenor, em sua resposta às reivindicações dos manifestantes.
Foram parceiros nesta manifestação o movimento Mineiros Melhor, o Rotary Club, entre outros. A ação também contou com apoio da Rádio Eldorado e demais veículos de comunicação da cidade, além de canais de TV.
Fonte/ Eduardo Cândido /R. Eldorado AM790





Nenhum comentário: