terça-feira, 14 de agosto de 2012

***60 ANOS DE DESASTRE AÉREO QUE VITIMOU MORADORES DE RIO VERDE***

FOTO E TEXTO:PRIMEIRO DIÁRIO PRIMEIRO VOCÊ.
Um monumento abandonado em meio a Praça Cinco de Agosto em Rio Verde, mas que para muitas pessoas relembra um fato triste da história de Goiás. O monumento é uma homenagem às vinte e uma vítimas do desastre aéreo de 12 de agosto de 1952, onde um avião contendo moradores de Rio Verde caiu na cidade de Palmeira de Goiás.
No desastre morreram quatro pessoas de Rio Verde, cujos nomes estão gravados nomonumento, são elas: Luzia Campos, Ântonio B. Teixeira, Brautela B. de Moraes e Valeriano C. Leão. O escritor Filadelfo Borges, lembra que na época, ainda criança e morador de Jataí, o acontecimento teve uma grande repercussão em todo o estado. “A queda do avião foi uma coisa muito triste para Rio Verde e para Jataí também que teve uma ilustre pessoa falecida”, comenta o escritor.
O monumento foi construído nos anos de 1997 – 2000 na gestão de Nelci Silva Spadoni e possui a forma de um avião.
Mas, apesar de fazer parte da história da cidade, muitas pessoas nem sabem ou nem mesmo notam aquele monumento. Esse foi o caso do advogado Dimarisn da Silva, que constantemente leva a filha para brincar na praça, mas nunca havia se atentado para aquele avião. “Na verdade eu nunca havia reparado que esse monumento era um avião, ele é interessante sim, mas acredito deveria ser mais explorado, principalmente sua história, mas já que eu fiquei sabendo um pouco do fato, vou tratar de buscar mais informações para então repassar elas para minha filha, para que cresça sabendo o significado do avião’, explica o advogado.
O avião que caiu na cidade de Palmeira de Goiás era domodelo Douglas DC-3, da Companhia de Transportes Aéreos Nacionais LTDA.
O projeto do Executivo que autorizou a edificação determinou que fosse nele afixada uma placa contendo os nomes de todas as vítimas filhas de Rio Verde, que perderam a vida no desastre.
Nesse mesmo desastre faleceu o DR. Samuel Graham, morador de Jatai,que viajava em busca de novos recursos para a continuidade de obras. Samuel foi o principal batalhador em prol da ampliação da “Escola Evangélica deJataí”, que logo após a sua morte recebeu o nome de Instituto SamuelGraham, numa homenagem justa e merecida. Todavia o trabalho não parou com amorte do Dr. Samuel Graham. Sua esposa, Dona Ruth Graham, inspirada no ideal de servir, continuou o trabalho, com a construção de novos prédios e a criação de novos cursos.

Acidente aéreo em  12/08/1952
Registro: PP-ANH
Operador:T. A. Nacional
Vitimas:21
Local-  Palmeira Goiás,GO
Da Redação

Nenhum comentário: