domingo, 12 de agosto de 2012

***'Foi tratado como porco', diz homem que filmou guarda arrastando paciente****

FOTO:GOOGLE
TEXTO:G1 GOIAS
ADAPTAÇÃO:DEOCLISMAR VIEIRA

Guarda Municipal abre sindicância para apurar atuação do servidor.
Imagens foram feitas no Cais do Setor Vila Nova, região leste de Goiânia.

A direção do Cais e o guarda já foram afastados

O homem que gravou a imagem de um guarda municipal arrastando, pelo braço, um paciente que passou mal no Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) do Setor Vila Nova, deu entrevista à TV Anhanguera nesta sexta-feira (10). Ele pediu para não ser identificado, mas demonstrou indignação: "O ser humano ser tratado como um cachorro. Como um porco. Ninguém pode ser tratado desse jeito, independentemente da condição social".
Ele aguardava o médico quando o incidente aconteceu, na noite de quinta-feira (9). Segundo ele, o homem chegou à unidade passando mal e sentindo dor. Ele carregava junto ao corpo uma bolsa de colostomia, que estourou, sujando o chão com fezes.
Por causa do mau cheiro, o guarda o arrastou até uma sala afastada (veja vídeo acima). De acordo com o cinegrafista, antes de arrastar o paciente, o guarda o teria chutado para que ele saísse do lugar.
Na tarde desta sexta-feira, o comandante da Guarda Municipal, João França Neto, esteve no Cais. "As imagens são extremamente fortes. Elas dizem por elas mesmas e o fato é lamentável", disse ao ver o vídeo por um telefone celular.
O comando da Guarda Municipal abriu uma sindicância interna para apurar o caso. "Há um equívoco geral que será apurado, através do devido processo administrativo, e aplicaremos as sanções cabíveis", garantiu.
A diretora de municipal de atenção à saúde de Goiânia, Patrícia de Moraes, também esteve no local e classificou a cena como "inadmissível" e prometeu "medidas severas". "A gente tem procedimentos corretos para o transporte de pacientes, e o efetuado não é um formato correto", explicou Patrícia.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a enfermeira que estava de plantão o agente de segurança foram afastados das funções até que termine a apuração.
Apenas nesta sexta, o paciente arrastado conseguiu atendimento, no Hospital Geral de Goiânia (HGG). Na segunda-feira, ele será avaliado por uma equipe de médicos.

Nenhum comentário: