domingo, 26 de agosto de 2012

***Cadê os Comícios?***

André Furquim/Da Redação
ADAPTAÇÃO:DEOCLISMAR VIEIRA
COM INFORMAÇÕES DO PRIMEIRO DIÁRIO
SÁBADO 25 DE AGOSTO DE 2012
Nenhuma das coligações majoritárias em Rio Verde realizou comício nessas eleições. A previsão é para que as grandes concentrações públicas comecem a partir da próxima semana
 Hoje, após 48 dias de campanha, nenhum dos candidatos a prefeito de Rio Verde, Juraci Martins (PSD) e Karlos Cabral (PT), realizou comício. Seguindo o ritmo lento da campanha eleitoral nas ruas com poucos arrastões e algumas caminhadas, as coligações que disputam a prefeitura rio-verdense, estão concentrando suas forças em pequenas reuniões com lideranças e candidatos a vereador.
Mas, conforme o informado pela assessoria dos candidatos, as grandes concentrações públicas começam a ser organizadas. Inclusive, o candidato da Coligação Rio Verde Cada Vez Melhor, Juraci Martins, já tem data certa para a realização do primeiro comício. Programado para a próxima terça-feira, às 20 horas, o primeiro grande ato público dessa eleição, até ontem, ainda não tinha local definido.
O candidato da Coligação Rio Verde Pode Muito Mais, Karlos Cabral, ainda não programou nenhum comício, todavia, sua assessoria informou ao Primeiro Diário, que os eventos irão acontecer, provavelmente a partir do próximo mês. “Nossa coligação contratou uma carreta com toda estrutura para a realização de comícios”, disse Claudenir Souza, responsável pela a agenda do candidato petista.
Com a proibição dos chamados showmícios (comício animado por artistas), os candidatos acreditam que os resultados eleitorais nesses eventos são irrisórios diante dos custos empregados para a realização dos mesmos. Para o publicitário Flávio Pagotto as campanhas eleitorais a cada dia estão se profissionalizando e o custo benefício precisar ser levado em conta. “Mesmo dispondo de toda infraestrutura, com pessoal de apoio, som, palco e iluminação, contratados para todo o pleito eleitoral, o custo dos comícios em campanhas eleitorais são altos. Não se realiza um evento desse por menos de R$ 2 mil”, calcula.
Pagotto observa que nessas concentrações a maioria dos eleitores presentes são cabos eleitorais que já estão com seu voto definido. “Fazer comício para quem já conhece as propostas dos candidatos não soma em nada. É melhor realizar visitas e caminhas, o custo é menor e o candidato atinge um maior número de eleitores indecisos”, pondera. Por essas e por outras razões, os comícios, como os showmícios, tentem a serem coisas do passado e a mídia eletrônica, juntamente com as redes sociais, vão ganhando cada vez mais forças no campo eleitoral.

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