quinta-feira, 9 de agosto de 2012

***Cinegrafista é preso ao vivo durante acidente com carro da PM;****

Profissional foi algemado no meio do programa policial ao vivo no CHUMBO GROSSO com BATISTA PEREIRA, nesta quinta (9).
Veículo capotou após colisão com moto, que deixou 5 feridos, em Goiânia.


Um radialista e repórter cinematográfico da TV Goiânia/Band foi preso e algemado por um policial militar (veja vídeo abaixo) quando captava imagens de um acidente, envolvendo uma viatura da PM que deixou cinco feridos, em Goiânia. A colisão, seguida da detenção do cinegrafista, aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (9), na Avenida Feira de Santana, no Parque Amazônia.
O repórter cinematográfico participava ao vivo do programa policial Chumbo Grosso, quando o incidente aconteceu. Ele foi levado para o 8º Distrito Policial (Setor Pedro Ludovico). De acordo com o delegado Gilberto Marinho, responsável pelo caso, os PMs alegam que houve crime de desobediência, pois ele teria violado o local de acidente.
 Após a dentenção do cinegrafista, o programa enviou outra equipe ao local do acidente. Chegando lá, o repórter encontrou Marco Antônio algemado e perguntou o motivo da prisão. O cinegrafista respondeu: "Eu perguntei para o comandante: posso chegar aqui só para mostrar o pneu? Ele falou: pode. Aí eles [PMs] chegaram junto".
"Os policiais pediram várias vezes para ele sair do local, mas ele insistiu", disse Marinho ao G1. O cinegrafista foi liberado por volta das 16h45, após prestar esclarecimentos e  registrar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Embora a Polícia Civil esteja em greve e só registre flagrante de casos graves e crimes hediondos, o TCO contra o cinegrafista foi lavrado. O delegado Gilberto Marinho explica que houve uma autorização do comando de greve para o registro "visto que o caso era delicado e ganhou repercussão nacional".
Surpresa
Enquanto acompanhava as imagens enviadas via internet [weblink], o apresentador do programa local estava ao vivo, por telefone, com o o chefe da comunicação social da PM de Goiás, o coronel Anésio Barbosa Júnior, que falava sobre a capotagem do veículo. Ao perceber que o cinegrafista estava sendo preso, o apresentador questionou o coronel. Anésio informou que ia ligar para saber o que estava acontecendo.
Ao G1, o coronel Anésio reafirmou a alegação dos militares. “Ele [cinegrafista] não acatou a determinação para respeitar o isolamento da área. Os policiais pediram para ele sair, mas ele continuou se aproximando com a alegação de que estava ao vivo e não ia parar de filmar. Então, foi retirado com a câmera ligada e detido”, informou.
A detenção do funcionário surpreendeu o gerente de jornalismo da TV Goiânia, Ricardo Bagnete. Em entrevista ao G1, ele conta que, inicialmente, o cinegrafista havia sido autorizado a entrar dentro do local de isolamento. "A gente é parceiro da polícia, só fez o que foi permitido. Não iríamos violar o local do acidente", afirmou. Bagnete também disse acreditar que o incidente foi um "ato isolado de um policial, e não representa a orientação da PM".
Secretaria de Segurança
No fim da tarde, o secretário da Segurança Pública e Justiça, João Furtado, divulgou uma nota oficial, por meio de sua assessoria de imprensa, na qual lamenta o incidente com o cinegrafista e garante que "já determinou a apuração do ocorrido".
Segundo a nota, "o secretário determinou que seja verificado se ouve violação do Procedimento Operacional Padrão (POP) e abuso de poder ou se o profissional de imprensa cometeu os crimes de desobediência ou desacato". Diz ainda que respeita o trabalho da imprensa e pede à sociedade que respeite "as orientações técnicas das autoridades competentes, pois a preservação dos locais onde ocorreram crimes ou acidentes é fundamental, inclusive, para garantir a segurança de profissionais e da população em geral. Essa observação vale tanto para fatos que envolvam veículos oficiais quanto particulares".
O acidente
Uma viatura do Batalhão de Choque capotou, nesta tarde, após colidir com uma moto. Entre os cinco feridos, quatro são policiais e um é o motociclista. O Corpo de Bombeiros socorreu os PMs ao Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG). De acordo com o hospital, eles tiveram apenas escoriações e foram liberados.
O condutor da moto foi levado para o pronto-socorro da Unimed. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.


Nenhum comentário: