sábado, 28 de março de 2015

*** CAOS NO HOSPITAL MUNICIPAL DEVIDO A LENTIDÃO NO ATENDIMENTO***

Rio Verde 27/03/2015.
Nos últimos dias, tanto nas redes sociais, quanto nas rádios de Rio Verde-Go, moradores têm reclamado do atendimento no Hospital Municipal.
Alguns pais reclamaram da demora no atendimento de crianças, algumas com febre e sintomas de pneumonia.
Todos os dias, na sala de espera da Unidade de Saúde é possível ver, grande quantidade de adultos e crianças aguardando atendimento.
A equipe de reportagem do Plantão Policial de Rio Verde foi ao hospital e falou com algumas pessoas que aguardavam atendimento.
Uma funcionária da unidade, que preferiu não se identificar, informou na última quinta feira, as 21h00, que algumas crianças que aguardava atendimento estavam lá desde as 10h00.
Enquanto ela nos passava essa informação, membros de uma Igreja Evangélica chegaram à unidade de saúde e entregaram de graça, caldos para alimentação das pessoas que aguardavam na sala de espera.
Um homem que aguardava atendimento para o filho de apenas um ano e seis meses de idade, elogiou o trabalho social da igreja e disse que algumas pessoas são tão carentes que levam os filhos para o hospital, doentes, precisando de alimentação especial, e sem dinheiro as crianças ficam com fome por várias horas até que possam ser atendidas e retornarem para suas casas, onde devem receber algum tipo de comida.
“Esse caldo ajuda as crianças que às vezes não conseguem comer alguma coisa solida, ou por falta de dinheiro mesmo”, Disse ele.
Na quinta feira, TVs, e rádios da cidade receberam ligações de várias pessoas solicitando reportagem em relação ao atendimento.
Uma mãe, que aguardava atendimento para o filho, que estava com febre e vomito constante, aos prantos nos informou que a situação ficou tão insuportável na quinta-feira, que as pessoas começaram a vaiar o hospital dentro da sala de espera. O tumulto só parou com a presença da Policia Militar.
Ainda na quinta-feira, nenhuma criança que precisou de atendimento pediátrico não foi atendida pela manha por falta de médicos. Médicos que trabalhavam no local pediram demissão porque não receberam seus salários.
Com a notícia de que a prefeitura fez uma corte na verba destinada à saúde, a preocupação dos moradores, aumenta ainda mais.
Na nota que segue, a prefeitura de Rio Verde falou sobre a crise na saúde.
A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que realmente houve cortes nas verbas para a Saúde de Rio Verde. De acordo com Letícia Rosa e Silva Marques, Diretora Administrativa da Secretaria de Saúde, o planejamento feito no ano passado e repassado para a Prefeitura tinha o valor de 130 milhões. Mas como vários repasses federais ainda não chegaram ou chegaram reduzidos foi necessário baixar a verba da secretaria para 102 milhões, ou seja, uma redução de 27 milhões.
Esses cortes começarão a valer a partir de 1º de abril de 2015, por isso ainda não é possível informar como ficará a redistribuição dos repasses dentro da secretaria. Segundo Dr. Francisco Barreto Filho, secretário da pasta, toda equipe está reunida para decidir de maneira justa e que haja o menor impacto possível para os usuários da rede SUS de Rio Verde e para que continue a oferecer a melhor assistência possível. 
Sobre os médicos a secretaria tem enfrentado muitas dificuldades para a contratação de médicos especialistas na área de pediatria, pois os que compunham o quadro do Hospital Municipal por diversos motivos pediram desligamento. Os restantes do quadro não tinham disponibilidade para cobrir o horário vago.
Portanto, o hospital precisou suspender o atendimento no período vespertino dessa quinta-feira, 26. O atendimento retornou normalmente às 19h seguindo escala planejada anteriormente.  Sobre o pagamento dos médicos e outros profissionais da saúde os contratos estão na liquidação da Prefeitura e até no início da semana que vem começarão a receber  os salários atrasados e o do mês. 

Nenhum comentário: