sexta-feira, 15 de março de 2013

***Médico receita vodka para bebês no Espírito Santo***






INFORMAÇÕES:MAIS GOIÁS
Na receita, carimbada e assinada pelo pediatra, um item inusitado: vodka. Até a marca foi especificada: cinco gotas, que deveriam ser misturadas a outros dois medicamentos a cada sessão de nebulização de Ariel, um bebê de apenas seis meses.
A mãe da criança ficou chocada. "Ele disse que era para comprar um conta-gotas e aplicar a medicação. Na hora, eu não levei a sério", comentou Luana Amaral.
A prescrição foi feita na última segunda-feira (11/3), pelo pediatra de plantão no hospital filantrópico que atende pacientes do SUS, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo.
A mãe da criança conta que o médico não explicou como a bebida alcoólica ajudaria o pequeno Ariel a se recuperar. Ela diz que ninguém na família consome bebidas alcoólicas e quer uma explicação para a receita. "Eu queria saber o motivo para ele ter dado essa prescrição", reclamou.
O caso de Ariel não é isolado. No mesmo dia, o médico também receitou nebulizações com remédios e vodka para outro bebê: a pequena Pâmella, de apenas um mês. "Ele disse que era para usar vodka e até perguntou se eu conhecia. Eu estranhei, mas não dei muita atenção", acrescentou Joice Oliveira.
Preocupada e sem uma explicação razoável, Luana procurou um médico particular, que trocou a receita. A mãe de Pâmella também preferiu não arriscar e ignorou a recomendação do médico, mas teme o que poderia ter acontecido com a criança. "Se nós tivéssemos dado a vodka, poderia ter criado uma reação na criança. Estamos falando disso porque não queremos que aconteça com outras mães", protestou.
O médico e o hospital foram procurados pela equipe de reportagem da Rede Vitória para explicar o que aconteceu. O representante da unidade, Hemácio Angele, explicou que fez uma consulta à Sociedade Brasileira de Pneumologia para saber se o procedimento sugerido é válido. Só depois que tiver uma resposta oficial, o hospital vai decidir se toma uma posição sobre o caso.
A secretária geral da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo, Ciléa Martins, afirma que não há estudos científicos que justifiquem o uso de bebida alcoólica nestes procedimentos. "Dentro da pneumologia não há nenhum estudo científico que comprove isso", resumiu.
O Conselho Regional de Medicina orienta as famílias a encaminharem um pedido de parecer a respeito da conduta médica que foi adotada. Também é possível formalizar uma denúncia contra o profissional no CRM, apresentando cópias das receitas prescritas.


(As informações são da TV Vitória)

Nenhum comentário: