sexta-feira, 11 de julho de 2014

***DESRESPEITO A FAIXA DE PEDESTRES PODE OCASIONAR ACIDENTES***

A pressa ou até mesmo a falta de atenção, pode nos levar a cometer diariamente grandes erros no trânsito, colocando em risco tanto a vida do condutor como a do pedestre. Estacionar sobre a faixa de segurança é um destes exemplos, tal ato atrapalha a passagem destinada aos pedestres, fazendo com que o mesmo arrisque a sua vida ao tentar atravessar em outros locais.

A faixa de pedestres segundo o Código de Trânsito Brasileiro “regulamenta o local da travessia de pedestres” e estacionar sobre ela é considerado infração grave, gerando multa de R$127,69 e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podendo também ocorrer a remoção do veículo. Ao parar sobre a faixa durante o intervalo do semáforo, configura-se também uma infração, com multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na CNH.

Nos locais em que existir sinalização semafórica, tanto o condutor do veículo quanto o pedestre devem estar atentos às luzes respectivas, para alternar o direito de passagem, evitando assim possíveis acidentes. 

Visando um trânsito mais seguro, a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde (AMT), aconselha aos condutores a pararem sempre antes da faixa de contenção e ao se aproximarem de faixas de pedestres, dê alguns toques de advertência pisando levemente no freio para avisar o motorista de trás a sua intenção de parar para o pedestre fazer a travessia.


 ASCOM/AMT 

Texto/Fotos: Jéssica Mendes Rosa
Assinatura: Jessica Mendes Rosa





Nenhum comentário: