sábado, 12 de julho de 2014

***Objeto que caiu sobre casa de GO é peça de automóvel, diz mecânico***

Professor de física também explicou como peça atingiu e perfurou o telhado.
Moradores acreditavam que pudesse fazer parte de um satélite ou de avião.

O mecânico automotivo Washington Bezerra da Silva afirma que o objeto que caiu do céu em uma casa de Rio Verde, no sudeste de Goiás, faz parte do sistema de direção de carros e se chama articulação axial. Após o G1 publicar reportagem sobre o caso, diversos internautas entraram em contato via VC no G1 e opinaram sobre o que seria o objeto.
“A peça que caiu é só a ponta final [da articulação]. Provavelmente alguém esquentou e retirou a parte. É muito parecida”, garantiu Washington Bezerra da Silva, que tem mais de dez anos de experiência em conserto de automóveis.
Apesar de já se ter descoberto o que é o objeto, a forma como ele atingiu a casa ainda era considerada um mistério. Porém, o professor de física Wesley Fernandes de Souza foi até a residência para tentar explicar como isso ocorreu. “A peça estava pressionada e, quando aquecida, a parte onde é acoplada à esfera metálica, ela pode ter [estourado e] ganhado uma certa altura, provocando todo esse estrago”, explicou.
A consultora de vendas Lilian Moraes foi quem recolheu a peça após ela ter perfurado o telhado de sua casa. Ela acreditava que o objeto tivesse se desprendido de algum satélite ou avião. Depois de várias pesquisas, os bombeiros descartaram a hipótese de lixo espacial ou parte de alguma aeronave. Por isso, a peça não será mais enviada ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) como se havia cogitado anteriormente.“Com os profissionais que se apresentaram e depois que fomos discutindo, essa possibilidade da falha de alguma aeronave que venha a ter soltado essa peça foi descartada e, realmente, isso aqui é uma peça de um veículo terrestre”, afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros Eduardo Monteiro. Agora, o objeto ficará guardado no quartel da corporação.
Apesar de concordar que seja realmente uma peça de automóvel, os moradores ainda estão intrigados com o fato. “É uma hipótese muito provável, mas pelo que conheço da região, não tem uma oficina mecânica tão perto. Só se ela tiver vindo de um pouco mais longe”, disse o vendedor Alceu Ribeiro da Cunha que também reside no imóvel.

Nenhum comentário: