quarta-feira, 16 de julho de 2014

***TRANSITAR COM CRIANÇAS MENORES DE SETE ANOS EM MOTOCICLETA É INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA***

Diariamente nos deparamos com pessoas transportando crianças em motocicletas, muitas vezes sem nenhuma proteção. Tal ato coloca em risco a vida dos pequenos e é considerado infração segundo o CBT- Código Brasileiro de Trânsito. 

O Artigo 244, inciso cinco do CTB, considera infração gravíssima: “Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor, transportando criança menor de sete anos ou que não tenha condições de cuidar da sua própria segurança”, com multa de R$ 191,54, soma de sete pontos na CNH- Carteira Nacional de Habilitação, recolhimento da carteira e perda do direito de dirigir. 

Muitas vezes, na aparente tentativa de protegê-las, os pais transportam as crianças entre duas pessoas ou no colo de um passageiro adulto. Neste caso, caracteriza-se também uma infração, estando enquadrada no artigo 244, inciso dois, “Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor com o passageiro fora do assento”, considerada infração gravíssima, com multa de 191,54 e a perca de 7 pontos na CNH .

O CTB permite que crianças sejam transportadas em motocicletas desde que tenham idade superior a sete anos e utilizem capacete e roupa adequada, que minimize o risco de lesões. E mesmo com idade mínima de sete anos, é necessário que as crianças tenham altura apropriada, para que seus pés fiquem apoiados na pedaleira e elas consigam ter firmeza nas mãos e braços. 

A Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde (AMT), alerta aos condutores os perigos de transportar crianças sem as devidas condições de segurança e atenta para o uso de capacetes e vestuários adequados para motociclistas e passageiros. 



ASCOM/AMT 

Texto: Jéssica Mendes Rosa 
Foto: Internet
Assinatura: Jéssica Mendes Rosa

Nenhum comentário: