domingo, 8 de setembro de 2013

***Desfile cívico-militar marca a comemoração da Independência do Brasil***

  Fotos: Washington Oliveira
FONTE:PMRV

O desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil foi realizado na manhã deste sábado, 7 de setembro, reuniu a população rio-verdense na Avenida Presidente Vargas para celebrar os 191 anos da libertação política do Brasil.
 
O evento contou com a presença de lideranças civis entre elas Secretários Municipais Elias Rosa Cardoso (Governo e Articulação Institucional), no ato representando o Prefeito Juraci Martins, Lissauer Vieira (Comunicação), Lindomar Barros (Educação), Fausto Capparelli (Juventude, Ciência e Tecnologia) Iturival Nascimento (Agricultura), Francisco Moraes (AMT), João Orlando de Lima (Fundação Municipal de Cultura), Cairo Nascimento e José Moreira da Costa (Eventos). O Legislativo foi representado pelo Presidente da Câmara de Vereadores Idelson Mendes, e seus pares Fernando Aguiar, José Antônio Batoré, Wagner Azevedo e Leonardo Fonseca. Representando autoridades militares Coronel do 12° BPM Cícero Otaviano, Tenente Coronel Vilmar Rubens, Subcomandante do Colégio Militar - Unidade Carlos Cunha Filho, Capitão Ivan Anastácio, Tenente Coronel do 4° Batalhão do Corpo de Bombeiros Cléber Cândido e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 1106, Tenente Alves.
 
Dando início ao desfile as bandeiras do Brasil, do Estado de Goiás e de Rio Verde foram hasteadas ao som do Hino Nacional executado pela Banda Municipal “Filadelfo Jorge da Silva” que acompanhada pelos presentes emocionaram a todos ao cantarem com vigor o maior exponente de patriotismo nacional. O Tiro de Guerra 11/006, abriu a marcha com seu pelotão de atiradores, seguido pela apresentação do Colégio Militar - Unidade Carlos Cunha Filho que se apresentou ao som de sua banda marcial.
 
O 2° BPM (Batalhão Gama Cerqueira) também se apresentou e foi seguida do Corpo de Bombeiros 4° BBM que fez questão de exibir toda sua frota com destaque para a lancha de resgate aquático. O Grupo de Escoteiros 5 de agosto, mostrou a importância da interação em grupo. Os alunos participantes dos Programas: Bombeiro Mirim e PM Mirim, ambos do Programa de Erradicação do Trabalho Mirim (Peti), mantido em parceria com a Secretaria de Assistência Social, foram um show a parte com sua destreza e graciosidade. O Samu também levou as viaturas para a avenida seguidos de seus agentes e também sua ala mirim.
 
A Secretaria Municipal de Educação iniciou sua participação com a apresentação do Professor Edilson e Ketlyn que com sua graciosidade e exemplo de superação emocionou a todos. A Banda Municipal chefiada pelo maestro Boleda, com sua original coreografia apresentou os projetos desenvolvidos pela Secretaria em suas 70 unidades entre Creches, Escolas de ensino infantil, fundamental e rural. O cortejo dos alunos especiais participantes do Projeto de Ecoterapia também comoveu os presentes.
 
A Secretaria de Juventude, Ciência e Tecnologia expos seus trabalhos de inclusão dos jovens rio-verdenses através de programas como o ‘Projovem’, que visa capacitar para o mercado de trabalho. Outro destaque da Secretaria são as aulas de artes marciais como Capoeira e Caratê e o incentivo à música através do Hip Hop.
 
Também houve espaço para as escolas estaduais e suas tradicionais bandas, tais como Martins Borges, Eugênio Jardim, Oscar Ribeiro da Cunha entre outros. Foi destacado também a parceria do Estado, Município e Sociedade o trabalho das Escolas Especiais Dunga e Bom Pastor que traziam a mensagem “Ser diferente é normal”. O Grupo “Trilha do Cerrado” encerrou o desfile com suas motos e o espírito de aventura pelas trilhas do cerrado goiano.
 
A estimativa do Corpo de Bombeiros e AMT é que 15 mil pessoas estiveram presentes na Avenida Presidente Vargas para manifestar o amor à pátria.
 

















Nenhum comentário: