sexta-feira, 31 de maio de 2013

***Dois secretários de Rio Verde são exonerados***





TEXTOS:>JORNAL OPÇÃO
Ketllyn Fernandes

Vereadores da oposição de Rio Verde informaram aoOpção Online nesta sexta-feira (31/5) que denúncias de irregularidades em licitações realizadas pelas secretarias de Transporte e de Obras resultaram no pedido de afastamento esta semana dos dois titulares das pastas: André Luiz Abreu e o vice-prefeito Demilson Lima (PPS) — que este ano atuava na Secretaria de Transportes, que ficou vaga. A versão impressa do Jornal Opção tratou das denúncias na Edição 1972 de 21 a 28 de abril.
A exoneração, segundo a fonte, se deu sem a devida publicidade junto aos rio-verdenses e aos demais parlamentares da cidade. Uma das secretarias, inclusive, já teve seu novo titular empossado. A pasta de Transportes foi assumida por Geron Mesquita, que deixou a secretaria de Articulação Política da Prefeitura, assumida por sua vez pelo ex-vereador Elias Terra (PSD).

Uma nota foi publicada nesta manhã no site da prefeitura tratando da reunião dos dois ex-secretários com o prefeito Juraci Martins (PSD), em seu gabinete, no último dia 29. Embora trate da necessidade de "manter a integridade política da atual administração", o comunicado não cita os motivos dos afastamentos. "Os dois secretários pediram afastamento da administração e o prefeito acatou os seus pedidos. Tanto André quanto Demilson visaram, com essa atitude, manter a integridade política da atual administração". A nota também afirma que os postos seguem vagos e que a definição dos novos titulares de Transportes e de Trabalho deve ocorrer na próxima semana.

“Faz parte da estratégia do prefeito de não dar muita visibilidade ao fato, afinal está cortando da própria carne”, disse a fonte. A denúncia refere-se à promoção de licitações para o aluguel de máquinas — motoniveladoras, escavadeiras, caminhões — sendo que os valores gastos dariam para comprar todo o maquinário em vez de locar. Além disso, as empresas foram contratadas sem concorrência, dentre outras contradições como convencionar a prestação dos serviços em caráter de emergência nos meses de novembro e dezembro de 2011, renovados pelos meses consequentes perdurando aos dias atuais. Os referidos contratos foram com as empresas Newcon Construções e Terceirrizações Ldta — com sede em Aparecida de Goiânia.

Um requerimento para instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) chegou a ser apresentado pela oposição à época das denúncias, mas não foi para frente por falta de votos (dos 21 vereadores, apenas 7 de oposição). Segundo vereadores oposicionistas, o Ministério Público de Goiás determinou que a prefeitura realizasse uma sindicância, que confirmou irregularidades nas licitações. (Leia aqui reportagem detalhada sobre as denúncias da oposição)

À reportagem, André Abreu confirmou o pedido de exoneração, feito na última quarta-feira (29). “Eu pedi porque já queria sair. Pretendo cuidar dos meus negócios particulares”. Ele disse ser ruralista e quanto às denúncias, afirmou apenas que não tinha “nada a dizer”. “Esses contratos nem são da Secretaria de Transportes”.

Notícia Relacionada: Para vice-prefeito de Rio Verde, resultado de sindicância é tendencioso
Mais licitação suspeita
Segundo os vereadores, outro ponto que tem sido questionado pela população de Rio Verde é a aquisição pela Prefeitura de fogos de arifício no valor de R$ 60 mil. A Secretaria de Comunicação teria justificado a compra dos produtos devido inaugurações de obras prestes a serem realizadas no município. "Inaugurar o quê, se todas as obras encontram-se paradas? Tem uma que até está licitada, que é o Córrego do Sapo, mas também está parada no TCM [Tribunal de Contas do Município]", questiona a fonte. A reportagem entrou em contato  com a titular da Secretaria de Comunicação do município, Lissaula Vieira, porém a ligação caiu direto na caixa.

Nenhum comentário: