terça-feira, 14 de janeiro de 2014

***PRESIDENTE DA AMT CONCEDE ENTREVISTA A RÁDIO LOCAL SOBRE A ÁREA VERDE***

A instalação do sistema de estacionamento rotativo eletrônico pago de veículos, denominando “Área Verde”, foi o tema da entrevista do Presidente da AMT – Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde, Cabo Moraes, concedida nesta terça-feira (14) ao programa “Jornal da Líder”, da rádio Líder FM. A expectativa da Agência é que o serviço entre em operação em Rio Verde ainda no primeiro semestre.  

O número inicial estimado de vagas para o sistema é de 1.700 vagas para carros os demais veículos. A Lei nº. 5.986/11 – 24/08/11 autorizou Concessão do Sistema de Estacionamento.

O presidente disse também que a nova Área Verde, visa aumentar a rotatividade de veículos nas vagas de estacionamento da área comercial do Centro. “Todos têm direito de utilizar a vaga e o poder público precisa de um critério para fazer esta distribuição de forma igualitária”, afirmou.

O tempo máximo de permanência em uma única vaga será de duas horas contínuas. Com esse novo sistema, o estacionamento rotativo será permitido o fracionamento e o condutor pagará somente pelo tempo utilizado.  A tarifa cobrada por até uma hora de ocupação da vaga será de R$ 1,25 e R$2,50 por duas horas.

A cobrança da tarifa de estacionamento rotativo ocorrerá no período das 9h00min às 17h00min, de segunda a sexta-feira; e das 9h00min às 13h00min horas, aos sábados, ficando isentos aos domingos e feriados. São isentos da cobrança da Área Verde: os veículos oficiais da União, Estados e Municípios, devidamente identificados; e as ambulâncias, viaturas de polícia e do Corpo de Bombeiro, além dos veículos de fiscalização e operação de trânsito.

Todas as vias e logradouros relacionados deverão dispor de pontos comerciais de venda de créditos, além da obrigação da concessionária de oferecer outros meios de aquisição de crédito como: monitores, cartão de crédito, smartphones, via site,  além de outras modalidades disponibilizadas. A AMT, por meio dos seus agentes, fiscalizará o sistema orientando os usuários sobre os procedimentos e formas de utilização, e controlará os tempos de utilização dos veículos estacionados com uso de equipamentos portáteis conectados a bases de dados remotas. 

O presidente disse ainda que haverá uma tolerância operacional para paradas rápidas. “O motorista terá 10 minutos de tolerância para iniciar o processo de contagem de tempo de estacionamento, e um sistema totalmente informatizado irá monitorar on-line a contagem de tempo avisando os agentes de trânsito que fiscalizarão os veículos.”



ASCOM/AMT
Texto: Humberto Eugenio
Fotos: Tanabi Fedrigo




Nenhum comentário: