sábado, 2 de maio de 2015

***47 PÁSSAROS SILVESTRES EM CATIVEIRO LIBERTADOS PELA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL***


Na tarde  desta quinta feira a equipe composta pelo Sargento Enaldo e Soldado Junqueira lotados na 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Rio Verde, pertencente ao 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Unidade do 16º CRPM-CPA, estava em patrulhamento na cidade de Jataí, sudoeste goiano, quando avistaram no interior de uma residência alguns pássaros em gaiolas, imediatamente a equipe desembarcou e manteve contato com o proprietário da residência, sendo que neste momento os bravos guerreiros com seu olhar de patrulheiro percebeu um senhor tentando pular o muro da residência, foi quando com muito esforço  conseguiram imobilizar o infrator da lei, que ao perceber a
presença dos policiais militares ambientais ainda tentou dispensar várias gaiolas com pássaros que se encontra em extinção.
Em ato contínuo e com autorização da proprietária da residência, embora estivesse em flagrante de crime ambiental, os policiais adentraram a residência e fez a apreensão de 27 pássaros da fauna silvestre, sendo que 03 estavam mortos dentro das gaiolas, caracterizando maus tratos, também de vários apetrechos para tal criação ilícita. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao criminoso ambiental e juntamente com todo o material apreendido e pássaros foram levados até a 14º DRP de Jataí para as devidas providências. A conduta caracteriza crime (art 29 da lei 9.605/98).
          Na cidade de Rio Verde a equipe composta pelos Sargentos Avenir, Marcos e Jacinto e Cabo Antônio, também realizaram várias a apreensões de pássaros em três residências, totalizando17 pássaros da fauna silvestre de diversos espécimes. Os pássaros foram encontrados através de denúncia anônima repassadas via whatsApp ao Tenente Adão Rodrigues, Comandante da 2ªCPMA, que coordenou a operação e estava sendo criados em cativeiro e nas condições de maus tratos, três infratores da lei foram conduzidos ao 8º DRP, onde foram autuados em conformidade com a legislação ambiental vigente.
Os pássaros foram apreendidos com as gaiolas e serão levados para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do IBAMA em Goiânia.

1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

Nenhum comentário: