sexta-feira, 15 de maio de 2015

***Árvore Barriguda recebe poda parcial***

A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Ação Urbana, realizou nesta quarta-feira, 13, o serviço de retirada parcial da apical da Árvore Símbolo de Rio Verde, a Barriguda.
 
Após uma vistoria técnica, foi constatada a necessidade da poda parcial, com o objetivo de eliminar o risco de queda e aumentar a segurança para os moradores e pedestres que trafegam no local, devido a partes da estrutura da Barriguda estarem comprometidas. “Sabemos da importância histórica da árvore para o município, por isso só vamos retirar a parte danificada, para não colocar em risco quem passa pelo local”, relatou o engenheiro florestal, Antônio Graciano Ribeiro.
 
A Chorisia Speciosa, popularmente conhecida como árvore Barriguda é uma espécie típica do cerrado, possui como característica apresentar uma espécie de alargamento na base do tronco, sendo a única árvore do cerrado a florescer no mês de maio. A árvore, de aproximadamente 150 anos, tornou-se símbolo da cidade de Rio Verde, sendo um dos pontos mais visitados na época de sua floração.
 
O secretário de Ação Urbana, Antonio Rozeni, ressaltou que alguns moradores da vizinhança já haviam solicitado a poda com medo de possíveis acidentes, principalmente em dias de chuva. “Precisamos zelar pela população. A parte que foi retirada estava podre e já apresentava buracos, oferecendo risco para quem mora na região”, alertou.
 
A ação de remoção das partes danificadas contou com o auxilio de um guindaste e foi acompanhada de perto por moradores e funcionários de empresas próximas ao local. “Já presenciei um galho cair próximo ao um carro que estava estacionado, mas graças a Deus foi apenas um susto e nada grave aconteceu”, relembrou a funcionária de uma empresa próxima ao local, Ádia Cunha.
 
Segundo o engenheiro florestal, Antônio Graciano Ribeiro, que acompanhou a todo o momento o trabalho, cerca de aproximadamente 8 toneladas totalmente comprometidas foram retiradas da árvore símbolo de Rio Verde. 



Nenhum comentário: