segunda-feira, 25 de maio de 2015

***CONTAGEM DE VEÍCULOS É INICIADA PARA A IMPLANTAÇÃO DA ONDA VERDE***




Mais uma etapa de implantação da Sincronização Semafórica (onda verde), foi iniciada nesta semana em Rio Verde. A empresa Transzum Consultoria e Planejamento de Trânsito, está na cidade, realizando o estudo de contagem de veículos.

Os dados são coletados por meio de filmagens do fluxo de tráfego, através de um equipamento chamado Unidade Móvel de Contagem, disposto nos locais durante 24h, que posteriormente, serão tabulados através de técnicas de processamento digital de imagem. 

 As contagens serão realizadas em 25 pontos semafóricos da cidade, com previsão de término para o dia 29 de Maio.

A contagem de veículos nos trechos, faz parte do estudo, que possibilita a elaboração dos planos operacionais levando em conta o fluxo nos horários de pico, finais de semana e madrugada.

Além disso, será produzida pesquisa informando a velocidade média dos motoristas, os pontos e horários de retardamento, e os tempos de percursos. Com a iniciativa, a expectativa é a de que trajetos sejam percorridos, no mínimo, 30% mais rápidos. 

A realização das pesquisas utilizando filmagens, além de proporcionar maior confiabilidade dos dados quando comparadas às realizadas por pesquisadores em campo, permite ainda verificar indicadores de velocidade e de densidade do tráfego no momento.

Ao final da contagem, as imagens serão enviadas a São Paulo, onde será contabilizado a quantidade de veículos  que trafegaram em cada trecho por hora e posteriormente será iniciado a programação da Onda Verde na cidade.

Para o presidente da AMT, Cabo Moraes, a importância do trabalho de sincronização está no ganho em fluidez e segurança viária. “Com a sincronização o motorista sairá de um cruzamento em uma avenida, e na medida em que se aproximar do cruzamento seguinte, o semáforo estará aberto. O sistema se repete nos demais cruzamentos, permitindo que os veículos façam grande parte do trecho com “onda verde” sem ter que parar. Com este sistema também conseguiremos proporcionar aos rioverdenses mais segurança”, observa.



ASCOM/AMT

Nenhum comentário: