quarta-feira, 29 de outubro de 2014

***Bebê com glaucoma é submetido a nova cirurgia nos olhos, em Goiânia***

O bebê Daniel Lemes de Carvalho, de 1 ano e 5 meses, que sofre com glaucoma congênito, passou por uma nova cirurgia no Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), emGoiânia, na manhã desta quarta-feira (29). De acordo com o pai da criança, Luis César Carvalho, o procedimento foi realizado nos dois olhos, sendo que o direito já havia sido operado no último dia 1º. “O médico disse que o problema estava voltando. Então, ele achou melhor refazer também no olho que já tinha sido operado”, relatou ao G1.
Segundo Luís, o filho está com curativos nos dois olhos, mas passa bem. “Ele ainda está dormindo, mas está tudo bem. Amanhã [quinta-feira, 30] cedo ele tem um retorno para ver se deu tudo certo”, explicou.

O G1 tentou contato com o oftalmologista João Caetano Ávila Geraissate, responsável pela cirurgia, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem.A família de Daniel mora em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, e está na capital desde o início do mês. Eles lutavam desde maio deste ano para conseguir na rede pública de saúde a cirurgia para o menino, que corria o risco de ficar cego. O procedimento só foi marcado no último dia 25 de setembro, depois que o caso ganhou repercussão nacional.

Dias depois, o menino passou por uma avaliação médica e, no último dia 1º, foi submetido à primeira cirurgia no olho direito. Na ocasião, o oftalmologista disse que a córnea de Daniel estava bem comprometida, mas, com a correção, a pressão intraocular tinha sido reduzida à índices normais, o que evita a lesão no nervo óptico. Porém, o procedimento precisou ser refeito, segundo o pai do bebê.

Doença
Luís conta que, quando o filho tinha cerca de 8 meses, começou a notar que o olho dele ficava vermelho e irritado. Foi então que a família procurou um médico, que diagnosticou o glaucoma congênito, doença rara que aparece em recém-nascidos e crianças, provocando uma lesão no nervo óptico.

Devido à enfermidade, o paciente apresenta lacrimejamento, dificuldade em tolerar a claridade e perda do brilho da córnea, que passa a ter uma coloração mais azulada e opaca com aumento do volume do globo ocular.
Oftalmologista tem o primeiro contato com Daniel Lemes Carvalho em Goiânia, Goiás (Foto: Paula Resende/ G1)Criança já havia sido operada no último
dia 1º (Foto: Paula Resende/ G1)
Com a visão comprometida, Daniel tem dificuldade para andar e comer. "Ele cai, machuca e não quer mais andar. Tem dia que fico com ele praticamente o dia todo no braço porque ele não quer ir para o chão", conta a mãe, a dona de casa Shawanda Lemes Pereira.

Daniel só enxerga se o objeto for colocado bem próximo aos seus olhos. "Só a gente que é mãe, que está passando por isso, sabe como é dolorido. Às vezes, ele está do meu lado, eu estou conversando com ele e ele fica chorando, falo: ‘Daniel, mamãe esta aqui’. Mas ele continua chorando porque ele não consegue me ver direito", relata a dona de casa.

Demora
Daniel chegou a fazer exames pré-cirúrgicos em maio, mas o procedimento não chegou a ser marcado. Os pais do bebê estavam desesperados, pois eles não tinham como pagar a cirurgia na rede particular, que estava avaliada em R$ 10 mil.
Neste período, a Secretaria de Saúde Rio Verde informava à família que o caso do menino havia sido encaminhado a Goiânia, pois na cidade não há especialista para fazer a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já a Secretaria de Saúde da capital alegava que não tinha recebido o pedido, até a publicação da reportagem, no dia 24 de setembro.

De acordo com o promotor Érico de Pina Cabral, do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAO) do Ministério Público Estadual (MP-GO), a demora na cirurgia ocorreu porque houve um "desajuste administrativo" entre as duas secretarias. "Foi um problema na pactuação entre os municípios. Ela falha será tratada e apurada para que não ocorra novamente", explicou.

Solidariedade
Após a reportagem sobre o drama da família, internautas do país e até da Europa se comoveram com o caso e se dispuseram a ajudar Daniel. Luis César se surpreendeu com a solidariedade das pessoas. “Não esperava que esse tanto de gente ajudasse. Liguei para todos, agradeço a todo mundo que se dispôs a ajudar de alguma forma”, disse o pai.

Segundo a família, alguns internautas se dispuseram a pagar o procedimento, mas, como a cirurgia foi liberada no mesmo dia, ele optou que o filho operasse em Goiânia, já que estava tudo encaminhado. Mesmo assim, ele contou com ajuda dessas pessoas para estar na capital.

Nenhum comentário: