sábado, 15 de junho de 2013

***OPERAÇÃO TRANSPORTE LEGAL PRF EM RIO VERDE***

FOTOS E TEXTO:PRF
Desde as 5h da manhã de SEXTA-FEIRA (14) em Rio Verde, nas Brs 060 e 452, a PRF realiza a operação específica para veículos escolares. O objetivo é apreender e autuar veículos que transitam de forma irregular, colocando em risco a vida de estudantes. Somente nas primeiras horas 30 veículos já foram fiscalizados e todos apresentaram irregularidades como: motoristas que não possuem o Curso para Transporte de Escolares, veículos transitando sem a vistoria e a autorização do DETRAN, veículos sem equipamentos obrigatórios (pneu sobressalente, tacógrafo, macaco, chave de roda e etc...). Alguns foram flagrados em mau estado de conservação e segurança, com pára-brisas trincados e iluminação com defeito. A PRF constatou 160 irregularidades em 75 ônibus e micro-ônibus abordados, que pertencem a 20 cidades que margeiam a cidade de Rio Verde. Algumas delas chegando até a 130 quilômetros de distância. 

Um caso que chamou a atenção, foi um ônibus que transportava 50 adolescentes de Santa Helena de Goiás para Rio Verde. Todos os passageiros viajavam sem o cinto de segurança, pois os cintos existentes estavam travados e até enferrujados devido à falta de uso.
 

Outra abordagem flagrou um ônibus de trabalhadores rurais com destino a uma fazenda para a produção de hortaliças. O veículo com 45 anos de uso estava em péssimo estado de conservação, não possuía equipamentos obrigatórios, desprovido inclusive de cinto de segurança. Os trabalhadores viajavam em meio aos equipamentos de trabalho, caixas de verduras e pneus de stepe, todos soltos no interior do ônibus.
A operação continuou no período noturno, e uma ocorrência peculiar foi a de um motorista multado no período da manhã, e que ainda em seu desfavor foi lavrado um TCO por colocar em risco a segurança alheia, e esse mesmo motorista foi flagrado novamente à noite, já com outro veículo, e novamente transportando trabalhadores de maneira irregular.
Resumo da Operação:
85 ônibus fiscalizados
75 ônibus multados
21 ônibus retidos
09 TCOs por crimes no art. 132 do CP e 34 da Lei de Contravenções Penais
18 documentos de ônibus apreendidos e ônibus liberados para regularização
Durante toda operação, que durou das 06h00 até 20h00, mais de 1500 pessoas estavam presentes nos ônibus e micro-ônibus fiscalizados.




















Nenhum comentário: