sexta-feira, 14 de novembro de 2014

***Pássaro raro se camufla e choca ovo sobre poste em fazenda de Goiás***

A presença de um urutau, pássaro da família das corujas, chamou a atenção de um produtor rural de Itajá, no sudoeste de Goiás. O animal escolheu o poste de uma cerca para botar seu único ovo e passa horas imóvel no local tentando se camuflar, o que é facilitado pela sua plumagem semelhante à textura dos galhos de uma árvore.
“Eu vim aqui para fazer a manutenção da minha cerca, cheguei e encontrei esse pássaro aqui. Fiquei até surpreso porque eu conhecia ele já, mas até então não sabia que tinha um ninho em cima da cabeça daquele pau”, conta o produtor rural Mário Márcio de Almeida.
Segundo a bióloga Mary Lucena Cardoso, além da capacidade de camuflar, o pássaro tem várias particularidades. “Nós só conseguimos ver realmente esse pássaro na época da reprodução quando a fêmea e o macho começam a procurar um local que seja bom para ela colocar o ovo. O tempo de encubação demora 33 dias”, explica.
Ave de hábitos noturnos, ele é popularmente chamado de mãe-da-lua em outras regiões do Brasil. A espécie é típica das áreas quentes da América do Sul. Seu nome científico é Nyctibius griseus, mas foi chamado pelos índios de urutau, que na línguaTupi significa "ave fantasma".

Nenhum comentário: