domingo, 4 de janeiro de 2015

***Rio Verde: Novo ano, nova empresa de ônibus***


Por Rafael Martins

Após uma intensa batalha judicial travada entre as licitantes e Prefeitura de Rio Verde, a licitação do transporte coletivo caminha para um desfecho. No mês passado, a administração municipal homologou a licitação e confirmou vencedora a Giotur, que opera no transporte de fretamento na cidade.

Em nota, a Giotur disse que está a adquirir ônibus novos e que assina o contrato nesta segunda-feira (05). A operação iniciar-se-á conforme os veículos chegarem e passarem por toda a burocracia como vistoria da AMT, emplacamento e instalação do equipamento de bilhetagem eletrônica. Segundo sua proposta, no prazo de até 50 dias após a assinatura do contrato, a empresa estará a operar na cidade. 

Sob o critério de menor tarifa na licitação, a empresa ofertou a tarifa de 2,80, valor cobrado atualmente no sistema.

O número de veículos exigidos no edital para operar nas linhas é de no mínimo 30 ônibus, sendo que 15 veículos deverão ser adaptados para o transporte de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, sendo pelo menos um por linha. 30% da frota deverá ter ônibus com ar condicionado e as poltronas serão de plástico lavável.

Ainda segundo o edital, a frota urbana não poderá ter idade superior a 10 anos e idade média de 05 anos em qualquer momento ao longo do contrato de concessão. A frota inicial deverá ser composta por 30 veículos, acrescida de 20% de veículos para reserva técnica, ou seja, 06 ônibus, chegando ao total para o início da operação de 36.

O sistema de transporte coletivo terá 15 linhas alimentadoras com atendimentos tipo “circular” (com Terminal apenas no Bairro) ligando os bairros à Av. Pres. Vargas/Centro e retornando ao Bairro;

A cobrança de tarifa será de através de bilhetes magnéticos temporais. Bilhete único com reconhecimento e validação no interior dos veículos, permitindo um número ilimitado de viagens dentro do sistema num intervalo de 2 horas a partir da primeira validação do bilhete;

Os ônibus terão pelo menos duas portas, contando com motoristas e cobradores para sua operação;

Linhas de atendimento aos distritos de Ouroana, Riverlândia e Lagoa do Bauzinho, serão integradas ao sistema de Rio Verde.

Toda a frota será equipada com GPS, no qual o CCO (Centro de Controle de Operações) será o responsável por fiscalizar a regularidade dos horários e itinerários. Com o CCO, o sistema de transporte coletivo de Rio Verde deverá dispor, pelo menos, dos seguintes itens de informação ao usuário, como consulta de rotas e horários.

Nenhum comentário: