segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

***Presos exibem latas de cerveja em foto divulgada via WhatsApp, em Rio Verde-GO***

A Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) em Goiás investiga uma foto divulgada no aplicativo de mensagensWhatsApp que mostra presos na Casa de Prisão Provisória (CPP) exibindo bebidas alcoólicas dentro da cela. A imagem, que teria sido feita na última semana do ano passado, mostra sete detentos que posam para a foto. Nas mãos de quatro deles é possível ver copos e latas de cerveja.
Segundo o gerente da regional sudoeste da Saep, Régis Paschoal, os detentos que aparecem na foto já foram identificados. Dentre eles, está um preso que já havia participado de outra foto que também mostra detentos com bebidas alcoólicas na unidade.
“Nós fizemos uma operação de revista dentro da CPP e identificamos as pessoas que estavam envolvidas na tal algazarra. Já fizemos o procedimento de falta disciplinar contra essas pessoas e, neste momento, elas já estão inclusas em um regime disciplinar diferenciado a ser cumprido em unidade de segurança máxima do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia”, diz. Ainda de acordo com Régis Paschoal, o aparelho celular usado para tirar a foto foi apreendido durante a revista.Após tomar conhecimento da imagem, a Saep afastou o diretor da unidade, Luiz da Costa Sousa, além de outros cinco servidores. Se comprovada a participação deles no caso, o inquérito será encaminhado à corregedoria com a indicação de abertura de um processo administrativo disciplinar. Eles também podem responder penalmente no caso.
Festa e fuga
Este é o segundo caso de detentos que consomem bebidas alcoólicas dentro da CPP deRio Verde. Em dezembro de 2014, outra foto foi divulgada em redes sociais que mostra os presos exibindo garrafas de uísque e cigarros.
Em agosto do mesmo ano, 13 presos fugiram da unidade prisional em Rio Verde. Em um vídeo feito por celular durante a fuga da cadeia e divulgado nas redes sociais, um dos presidiários que faz a filmagem mostra enquanto outro preso cava o túnel e diz: “Olha o ladrão lá ó, tá no 'doze', cavucando igual tatu”. O túnel ligava a cela onde eles estavam à horta do presídio.

Nenhum comentário: