domingo, 22 de junho de 2014

***Licitação para melhorias no Aeroporto está prevista para 3 de julho***

FOTO E TEXTO:TRIBUNA DO SUDOESTE
O Aeroporto General Leite de Castro, em Rio Verde, espera por reforma para que sua estrutura seja ampliada e atenda, a contento, as necessidades do município e da região. Somente assim outras empresas poderão atuar por aqui. Inclusive, algumas já manifestaram o interesse em fornecer o serviço de transporte aéreo na cidade, que conta com importantes eventos de relevância nacional. Porém, sem melhorias estruturais, não há condições para que tais empresas se instalem em Rio Verde.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Trabalho, Rubens Leão, a publicação do edital já foi feita. Em seguida, deve acontecer a licitação para que tenha início a reforma no local. “O investimento na reforma e ampliação do aeroporto gira em torno de R$ 20 milhões, por meio de financiamento do BNDES”, ressalta.
Conforme diz, os trabalhos previstos no terminal objetivam aumentar a pista em mais 300 metros de comprimento. As luminárias também serão trocadas por LED, que é uma sinalização mais moderna. “Sem contar que receberemos através de um órgão do governo federal um caminhão contra incêndio e, neste caso, já foi firmado um convênio juntamente com a Secretaria Estadual de Infraestrutura”, conta o secretário.
Leão acredita que no máximo em 60 dias o caminhão deve chegar a Rio Verde. Deste modo, ele explica que a meta é receber nova edificação para abrigar a corporação do Corpo de Bombeiros, atendendo as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As mudanças previstas no aeroporto vão propiciar mais condições de conforto aos usuários do transporte aéreo. Além disso, Leão lembra que a demanda do terminal é referente a cerca de 36 cidades ao redor de Rio Verde. “Enfim, as melhorias não vão beneficiar somente nossa cidade, mas ajudam a região como um todo, principalmente cidades bem próximas como Santa Helena, Jataí, Montividiu, Maurilândia, Castelândia e Santo Antônio da Barra."
Com a reforma e ampliação do aeroporto, o secretário informa que as mudanças criam a oportunidade de outras linhas aéreas atuarem no município. "Logo, precisamos disponibilizar espaços. Isso nós teremos quando o novo terminal estiver concluído", informa.
Hoje, somente uma empresa aérea fornece voos aos passageiros no Aeroporto de Rio Verde. Outras duas até já manifestaram interesse em operar na cidade, mas atualmente o terminal não oferece espaço suficiente para propiciar essa expansão de opções de voos.
Leão lembra que um aparelho de raio-X foi instalado recentemente no aeroporto em cumprimento às exigências da Anac. “Estamos dotando o terminal de todas as condições necessárias para operar de acordo com as cobranças dos órgãos oficiais, a exemplo da Secretaria de Aviação Civil e a ANAC. Então, assim que conseguirmos proporcionar melhorias, as outras empresas aéreas podem vir a operar aqui", ressalta. Segundo o secretário, exceto Goiânia, a única cidade que possui voo regular é Rio Verde.
A licitação para reforma e ampliação está prevista para acontecer no dia 3 de julho. “O edital foi publicado e a partir deste momento, se não houver impedimento legal, o serviço já é contratado e as obras se iniciam", apresenta o secretário.
Ele ainda afirma que as obras devem transcorrer de forma tranquila. “Isso porque a ampliação da estrutura do aeroporto realmente é uma necessidade e a falta desse benefício gera carência grande, não só em Rio Verde, mas nos municípios vizinhos também”, diz.
 A empresa aérea que atua em Rio Verde disponibiliza voos a algumas cidades como Uberlândia, Belo Horizonte e Goiânia. “Apesar de que a prestadora já faz conexão com diversos municípios. Lógico que isso torna o percurso um pouco mais longo. No entanto, a vinda de outras empresas vai possibilitar mais alternativas aos usuários.”
No momento em que Rio Verde aumentar o número de prestadoras operando no ae­ro­porto, Leão avalia que a situação do passageiro pode melhorar também em relação ao custo das passagens. “Pois quando há concorrência, a tendência é haver redução nos preços", observa. Por fim, o gestor reforça a necessidade de dispor o terminal de maiores condições estruturais a fim de comportar da melhor forma as aeronaves que visitam Rio Verde em épocas de eventos de grande porte. “O município tem passado por um rápido processo de crescimento e transformação. Então, o aeroporto não pode deixar de ter uma ampliação e de receber novas opções de voos”, finaliza.

Nenhum comentário: