sábado, 18 de julho de 2015

***IMPLANTAÇÃO DA ÁREA VERDE ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO***

A Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde, informa a população que a implantação do Sistema de Estacionamento Rotativo (Área Verde), encontra-se em fase de conclusão. 

Com o objetivo de igualar e democratizar o uso das vagas, disciplinar o fluxo de tráfego e diminuir a incidência de veículos estacionados de forma irregular, a Prefeitura de Rio Verde e a AMT realizou a licitação de 3000 vagas de Estacionamento Rotativo, e através da empresa Exp Parking vencedora da licitação, já está sendo implantando 1700 vagas no Setor Central de Rio Verde e posteriormente 800 no Bairro Popular e outras 500 vagas para reserva de demanda (de acordo com a necessidade da cidade).

Considerado inteligente, a nova Área Verde possibilita uma comunicação automática por meio de equipamentos eletrônicos, permitindo ao usuário verificar, via aplicativo de celular (Android e iOS), a disponibilidade de vagas antes mesmo de sair de casa, reduzindo o congestionamento de veículos e aumentando a comodidade. 

A hora para utilização das vagas irá custar R$ 1,60 (Um real e sessenta centavos), e os créditos para utilização destas poderá ser adquirida via celular, através dos monitores, em estabelecimentos comerciais conveniados, pela internet ou na própria loja da Exp Parking que será instalada na cidade.

O tempo limite de estacionamento na mesma vaga é de 2 (duas) horas, sendo que, após esse período, obriga-se o usuário a retirar o veículo do local estacionado, podendo utilizar outra vaga do sistema. Caso o tempo limite de estacionamento não for respeitado, o usuário receberá multa por estar além do tempo permitido e poderá ter seu veículo guinchado.

 Os créditos são acumulativos e também podem ser comprados de forma avulsa. A AMT afirma que o sistema rotativo é uma necessidade para garantir a organização do fluxo de veículos das vias mais movimentadas do município e distribuir melhor as vagas de estacionamento.

“O objetivo é que as vagas sejam realmente rotativas, de maneira a democratizar o acesso ao estacionamento. Serão muitos benefícios principalmente para o comércio local, que vai ter mais lucratividade. E também para os usuários, que vão saber, por meio de uma tecnologia avançada, ao sair de casa, onde vão poder estacionar, e assim não vão perder tempo. É um grande avanço para Rio Verde”, explica Cabo Moraes, presidente da AMT.


ALGUMAS REGRAS PARA A UTILIZAÇÃO DA ÁREA VERDE

Como se aproxima a inauguração da nova da Área Verde, a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT), esclarece a população algumas regras de gratuidade do estacionamento.

Das 1700 vagas que estão sendo implantadas no Setor Central de Rio Verde, 5% destas serão destinadas a idosos e 2% destinadas a portadores de necessidades especiais (PNE).

Para o uso destas vagas especiais, há  também a necessidade de compra de créditos, que será no valor de R$1,60 (Um real e sessenta centavos) por hora, seguindo as mesmas regras das demais vagas. O que difere e reservam o direito de utilização destas vagas é a necessidade dos idosos ou portadores de necessidades especiais efetuarem um  cadastramento na própria loja da Exp Parking, portando o cartão do idoso ou PNE e os documentos pessoais, o uso destes cartões no parabrisa dos veículos também serão indispensáveis.

Outra regra, refere-se ao estacionamento de motocicletas, que poderão utilizar as vagas de forma gratuita, porém somente nos locais pré-definidos. Ou seja: os motociclistas devem estacionar nas vagas exclusivas aos veículos de duas rodas, caso o motociclista pare em vaga de automóvel, ele poderá ser autuado.


ASCOM/AMT

Nenhum comentário: