sábado, 8 de março de 2014

***Casos de dengue caem em 89% na cidade***

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Por meio de uma ação em conjunto com várias secretarias municipais, o “Movimento Rio Verde Contra a Dengue”, iniciado no mês de janeiro, apresentou resultados positivos. 

O objetivo da Prefeitura em deixar a cidade limpa e protegida contra dengue reflete hoje na redução de 89% de casos da doença. De acordo com dados divulgados pelo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica no mês de março foram de 141casos notificados, número quase 90% menor se comparado com o mesmo período de 2013. O núcleo pede ainda a colaboração das pessoas para que dediquem 10 minutos contra a dengue.

Com o mutirão nas ruas nos últimos dois meses, o trabalho consiste em uma grande ação de limpeza, roçagem de lotes, podas de árvores, inspeção, visitas domiciliares dos agentes de endemias para a retirada de pneus e entulhos que possam servir de criadouros do mosquito da dengue, orientação sobre os cuidados para prevenir possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, distribuição de material educativo para informar a população sobre os cuidados com a limpeza do quintal e arredores, evitando o acúmulo de água limpa e parada, condições em que a larva do mosquito da dengue se desenvolve.

As equipes percorreram os Bairros Dom Miguel, Maurício Arantes, Dimpe, Monte Sião, Céu Azul, Girassol, Liberdade, Bairro Martins, Anhanguera, Primavera, Eldorado, Pauzanes, Veneza, Maranata, Arco Íris I e II, Santo Agostinho e Dona Gercina, Jardim das Margaridas, Multirão, Renovação, Gameleira I e II, Vila Amália I e II, Vila Maria, Vila Mariana I e II, Parque Bandeirantes, Vila Borges, Rosalina Borges, Dona Lindolfina, Canaã I e II, Serpró, Santa Luzia, Mondalle, Vila Menezes, Dona Alta, Parque Betel, Jardim América, Ataídes, Interlagos, Setor Morada do Sol, Conjunto Morada do Sol, Setor Universitário, Laranjeiras, Jardim Presidente I e II, Santa Cruz I e II, Atalaia, Dona Ilza, Serra Dourada, São Tomaz I e II, Recanto dos Bosques. Falta apenas o Bairro Promissão, Setor dos Funcionários, Jardim Helena, os distritos de Lagoa Do Bauzinho, Riverlândia e Ouroana. Segundo informações da equipe o período de chuva atrapalha o desenvolver das atividades.

A moradora da Vila Marina II, Silvana Aparecida de Castro, falou sobre a limpeza no lote baldio em frente sua casa: “Estou muito satisfeita vendo a equipe trabalhando. É bom ter essa visão e poder ver o outro lado da rua, agora sim com esse movimento, espero que meus vizinhos se conscientizem e não joguem lixo. Essa limpeza eu aprovo”, declarou.

O Prefeito Juraci Martins afirmou que “a Prefeitura abraçou esse mutirão, nós estamos antecipando por meio desse trabalho de limpeza e prevenindo contra a doença. Essa iniciativa é uma ação preventiva, tendo em vista que a maior incidência de casos da doença acontece nesse período de chuva, e com os serviços apresentados pelas equipes envolvidas no mutirão o objetivo está sendo alcançado e já diminuímos consideravelmente os casos e a proliferação do mosquito causador da dengue. Quero que todos se conscientizem e nos ajudem a manter a nossa cidade limpa, contribuindo para mantermos Rio Verde ainda mais bela”, concluiu.

Todos os donos de lotes baldios de Rio Verde deverão cuidar para que não joguem entulho, a  Secretaria de Ação Urbana e Serviços Públicos intensifica a fiscalização e informa para os proprietários que não cumprirem a lei será cobrado um valor a mais no IPTU, que é do serviço de limpeza no lote.

Parcerias
As Secretarias de Saúde; Ação Urbana e Serviços Públicos; Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito estão apoiando o mutirão com o fornecimento de funcionários, e todos os equipamentos necessários para ajudar na coleta do lixo.

Dados
Foram 12 caminhões empenhados no mutirão, executaram a retirada de 32 mil e 400 toneladas de lixo.

                       Fotos: Washington Oliveira



Nenhum comentário: