quinta-feira, 8 de novembro de 2012

*** Viação Paraúna não irá participar da licitação do transporte coletivo***

Por Rafael Martins, com informações do repórter Deoclismar Vieira

Em entrevista a Rádio 96FM, o proprietário da Viação Paraúna, Marcos de Melo disse que a empresa não irá participar da licitação do transporte coletivo, com sessão remarcada para o dia 27 de dezembro.

Segundo Marcos, a empresa não recebe nenhum subsídio em relação as gratuidades concedidas, como a isenção dos idosos e a meia-tarifa dos estudantes. Ele ainda questiona o uso excessivo do transporte fretado para levar os funcionários até as empresas da cidade, ao invés destes usarem o transporte coletivo. "As empresas precisam de dar os passes para os funcionários, mas preferem alugar ônibus particular, ai nos carregamos os pais desses funcionários totalmente gratuito, até a Prefeitura aluga ônibus em vez de usar o nosso transporte.", diz.

Sobre o recente aumento da passagem para R$ 2,70 no ínicio deste mês, o proprietário da Paraúna alega que é necessário para manter um equilíbrio econômico no sistema de transporte coletivo, pois com o número excessivo de gratuidades e a falta do subsídio do poder público, a conta final recai sobre o usuário pagante. "O diesel subiu, a Prefeitura vota lei para idosos andarem de graça e não cobre nem 50% dessa passagem. Policiais e funcionários da SMT, por exemplo, andam todos de graça. Ai alguém paga a passagem mais caro.", explica Marcos.

Acerca das reclamações referentes a atrasos e o não cumprimento do itinerário, Marcos lembra que não há investimentos na infraestrutura da cidade, como a criação de corredores exclusivos na região central, o que ocasiona os atrasos nos ônibus até os bairros. Ele cita também a dificuldade dos motoristas de linhas que passam pela BR-060.

"O trânsito não nos ajuda a cumprir os nosso horários, tem lugar para atravessar, por exemplo a BR-060, em que o ônibus fica quase 20 minutos parado esperando para atravessar a rodovia.", esclarece. Sobre os ônibus não irem até o ponto final, Marcos diz que os motoristas tem que seguir a rota completa, mas se eles não fazem, o passageiro deve pegar o numero do ônibus, a linha em que estava e o horário e ligar para a empresa.

Nenhum comentário: