quarta-feira, 31 de outubro de 2012

***Delegado Joaquim Mesquita assume a Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás (SSPJ)***

João Mesquita, delegado da Polícia Federal assumiu a Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás (SSPJ) em substituição ao Procurador do Estado de Goiás, João Furtado. A solenidade de posse foi   na tarde de ontem (29), no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

João Furtado deixa o cargo após um ano e 10 meses tentando resolver os problemas da segurança pública do Estado. João Mesquita, que antes ocupava o cargo de superintendente da Polícia Federal em Goiás, assumirá  a pasta com o desafio de reduzir os índices de criminalidade e colocar fim a greve dos servidores da Polícia Civil.

Ao deixar o comando da SSPJ, João Furtado entregou ao Governador Marconi Perillo e ao novo Secretário um relatório sobre as suas ações enquanto chefe da pasta, contendo ainda um mapa da criminalidade no Estado de Goiás.

Em seu discurso, o Governador  afirmou que  o Delegado Joaquim Mesquita  traz um diferencial em relação a João Furtado: ser alguém da força policial. “ João Mesquita  vem como policial para nos liderar nessa área, mas vem também como gestor qualificado por ser da força policial. Joaquim Mesquita dará  sequência aos muitos projetos já discutido ao longo desses últimos 22 meses com secretário João Furtado e com outros membros da Secretaria”, afirmou o Governador Marconi Perillo.

Joaquim Mesquita é o 16º delegado da Polícia Federal  que ocupa o cargo de secretário de Estado de Segurança Pública e Justiça de um dos Estados da Federação. O novo secretário falou sobre esse fato e ressaltou que isso é apenas uma aproximação entre a União e os Estados Brasileiros. “A maioria dessas experiências tem sido bem sucedida na segurança pública, tendo isso como uma responsabilidade dos estados. De alguns anos para cá, e isso não é tão recente, a designação de servidores da União, da Polícia Federal, para apoiar as políticas de segurança pública nos estados vem crescendo e as análises que são feitas indicam que essa experiência tem sido positiva, permitindo um estreitamento maior entre Estados e União, e também com os municípios”, afirmou Joaquim Mesquita.

O novo secretário se reunirá com o Governador Marconi Perillo para traçar os novos caminhos e definir as novas diretrizes da Segurança Pública de Goiás.

Texto: Sd Gabriella Martins
Foto: Sd Adair


Nenhum comentário: