quarta-feira, 24 de outubro de 2012

***Professora discutiu com aluno de 8 anos antes de passar mal e morrer****


FOTO E TEXTO:G1 ARARAQUARA 
professora de 50 anos que morreu na manhã desta terça-feira (23), em Araraquara (SP), teria passado mal após discutir com um aluno de 8 anos, durante uma aula na Escola Estadual Professora Jandyra Nery Gatti, no Jardim Imperador. A informação foi passada por professores ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).



De acordo com Ariovaldo de Camargo, conselheiro regional do sindicato, a professora Isabel Cristina Sampaio apresentou sintomas de infarto logo após se desentender com um dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da unidade escolar. Segundo funcionários ouvidos por ele, o aluno já havia apresentado problemas outras vezes.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara, a professora chegou a ser socorrida por uma unidade do Serviço Móvel de Urgência (Samu), mas morreu a caminho da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Via Expressa. O laudo da morte será divulgado até o final da tarde.
Ainda de acordo com o conselheiro da Apeoesp, a professora tinha problemas de saúde e possuía licença prêmio, mas teria voltado a lecionar para completar a quantidade de tempo suficiente para sua aposentadoria.
O filho da professora, Adriano Sampaio Massei, disse que a mãe não tinha problemas de saúde, mas sofria com pressão alta e, recentemente, estava com início de depressão. Ela morava em Rincão e trabalhava na escola de Araraquara há dois anos. Ainda segundo Massei, ela iria se aposentar no dia 20 de novembro e iria morar com os filhos em São Paulo.Conselho Tutelar
Após a discussão, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o menino. Segundo a conselheira Márcia Daniele Ferreira, a direção da escola alegou indisciplina do aluno. “Disseram que ele já apresentava indisciplina, mas que hoje a professora chegou a ir pro hospital, por isso nos acionaram após terem entrado em contato com a mãe, que em um primeiro momento não pôde comparecer no local”, relatou.
A conselheira afirmou que não teve conhecimento do que realmente ocorreu dentro da sala de aula para que a professora chegasse a passar mal. “Estava todo mundo muito assustado, o garoto estava nervoso e não consegui saber se houve apenas discussão ou se o menino teria partido para agressão também”, afirmou.
Temendo retaliação, a conselheira, após a chegada da mãe, optou por encaminhar o garoto para a casa de sua família. O caso foi encaminhado à Promotoria da Vara da Infância e Juventude de Araraquara, que acompanha o caso.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação lamentou a morte da professora e informou que a direção da escola já havia acionado o Conselho Tutelar para acompanhar o caso do estudante. Ele estava sob acompanhamento médico por causa do comportamento. Apesar disso, a escola nunca recebeu orientação médica contrária à permanência dele no ambiente escolar.
Por decisão da direção da escola, as aulas na unidade foram suspensas e voltam nesta quinta-feira (25).

Nenhum comentário: