sexta-feira, 21 de setembro de 2012

***Animal raro é encontrado por estudantes em Rio Verde***

TEXTO:RIO VERDE NOTICIAS(www.rioverdenoticias.com)
FOTOS:FESURV
ADAPTAÇÃO:BRUNO RODRIGUES E DEOCLISMAR VIEIRA.
Uma catita foi encontrada por dois alunos, nesta terça-feira, 18, no campus da Universidade de Rio Verde (Fesurv). O animal estava na área do Centro de Pesquisa em Biodiversidade, onde fica instalada a Faculdade de Biologia. O exemplar é macho e pertence à família de Marsupiais. A espécie é rara e natural ao Cerrado, podendo viver, ainda, em plantações na Mata Atlântica.

Conhecida também como Cuíca-do-rabo-curto, essa espécie pertence à família Di­delphidae, a mesma do Timbú ou Gambá. Animal de pequeno porte de comprimento de ca­beça e corpo entre 123 e 179 mm e o comprimento da cauda varia de 46 a 91 mm. Quando adulto pode pesar entre 80 e 150 g. Ela se alimenta de lagartos, roedores, sapos, cobras, insetos outros invertebrados e frutos e re­produz-se ao longo de todo o ano na região de Caatinga do Brasil.

Podem produzir 5 ou 6 ninhadas por ano, com 6 a 11 filhotes por ninhada, mas há relatos de até 16 filhotes por ninhada. Vive em matas de brejo, caatinga arbórea alta e baixa, planta­ções, campos abandonados e áreas rochosas no Bioma Caatinga, Campos e Florestas de galeria e encosta no Bioma de Cerrado. É um animal solitário, formando pares apenas para acasa­larem e possui hábitos noturnos. Essa espécie apresenta ampla área de distribuição que se es­tende do litoral nordeste do Brasil ao centro e sudeste da Bolívia e extremo norte da Argen­tina.

Nenhum comentário: